Yanelis Bonne é nomeada Coordenadora da Atenção Básica da Saúde

Através do programa Mais Médicos, Yanelis atuou no Posto de Saúde do município

Na última sexta-feira, dia 30, o prefeito Felippe Rieth nomeou como coordenadora da Atenção Básica da Saúde, a médica cubana Yanelis Orue Bonne. Yanelis atendia no Posto de Saúde do município através do Programa Mais Médicos.

Segundo o prefeito Felippe, a nomeação de Yanelis como coordenadora da Atenção Básica da Saúde é uma forma de reconhecer o trabalho realizado por ela no Posto de Saúde, onde teve uma atuação de destaque. “Enquanto o Ministério da Saúde não abrir possibilidades da Yanelis atuar como médica, nós a manteremos como Coordenadora da Atenção Básica do município”, destacou.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 2 mil cubanos permaneceram no Brasil após o fim do convênio com a Opas, Organização Pan-Americana de Saúde, em novembro de 2018. Com o afastamento dos médicos cubanos do programa, Yanelis, assim como muitos dos demais médicos que atuavam no Brasil, ficaram desempregados.

Yanelis atuou como médica no município por dois anos, e desde que o Governo cancelou o convênio com a Opas, em novembro do ano passado, ficou sem emprego. “Trabalhei no Programa Mais Médicos por 2 anos e meio neste município… Mas tudo mudou e agora pertenço aos mais de 2 mil médicos que permanecem no Brasil após o rompimento do governo de Cuba com o programa, e que não pensam em deixar o país, com esperanças de fazer o Revalida e exercer novamente a profissão aqui”, enfatizou.

Com a oportunidade de atuar no município, diz ter assumido novamente o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Hoje uma nova porta se abre, um novo início, um novo compromisso, que é defender uma saúde melhor gerenciada, aparelhada e de qualidade, que se traduzem em boas condições de saúde para os munícipes”, argumentou.

Como coordenadora da Atenção Básica da Saúde Yanelis auxiliará a secretária da Saúde, Xana Morais, no gerenciamento das ações e projetos da saúde, e no planejamento e monitoramento do trabalho e da assistência prestada à população.