Prefeitura conclui planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos

Na manhã de quarta-feira (27), o engenheiro responsável pela elaboração do projeto dos planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos do município, Tiago Tondello, da Maxxim Engenharia, realizou a entrega dos projetos concluídos ao prefeito Felippe Rieth.

A elaboração dos planos começou em maio deste ano, quando a prefeitura assinou contrato com a empresa responsável, Maxxim Engenharia. Antes de finalizar o projeto, foi necessário realizar uma análise da área urbana e rural da cidade com relação à realidade atual de saneamento básico no município, para que então fosse feito o diagnóstico e elaboradas as metas e estratégias necessárias para solucionar os problemas de saneamento do município.

Para que a população pudesse participar da escolha das ações e da criação de políticas públicas de saneamento básico, a prefeitura realizou quatro audiências públicas, nos dias 25 de maio, 20 de junho, 18 de julho e a última no dia 15 de agosto, onde foram realizados os ajustes finais dos planos através da apresentação dos objetivos e metas e as ações que a prefeitura deve realizar para alcança-las.

A partir de agora, a prefeitura deve trabalhar no desenvolvimento de projetos para mudar a realidade de saneamento básico do município, como por exemplo, através do aumento do percentual de residências com água tratada, maior número de residências com fossa séptica, garantindo o manejo sustentável dos esgotos sanitários e do lixo.

Os planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos têm o objetivo de atuar na prevenção de doenças, reduzindo as desigualdades sociais do município, através do tratamento da água e de esgoto, além de atuar na preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico da cidade, por meio da elaboração de projetos para ocupação adequada do solo, e que buscam a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.