
Situada na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, Capão Bonito do Sul leva esse nome devido a um capão de araucárias, localizado próximo ao Parque Municipal de Eventos, e que por sua beleza, acabou por dar nome à cidade. A emancipação político-administrativo do município foi criado no dia 16 de abril de 1996, tendo seu primeiro prefeito no ano de 2001. Contudo, a trajetória do município iniciou 47 anos antes, em 31 de dezembro de 1954, quando teve sua elevação a Subdistrito, sendo elevada a Distrito em 5 de fevereiro de 1980. Com colonização italiana, a cidade tem registro dos seus primeiros moradores nos anos de 1800, sendo as famílias Bolsonelo, Scopel e Wegler algumas das primeiras a povoar o município. Com economia baseada principalmente na agricultura, atualmente o município conta com população de aproximadamente 1700 pessoas, tendo 75% dos moradores no campo. A cidade é referência regional na criação de ovinos das raças Texel, Dorper, Santa Inês, Suffolk e Ile de France, contando atualmente com mais de 50 criadores comerciais, realizando todos os anos a Feira de Ovinos, que já é tradicional no município.

Localização
O município de Capão Bonito do Sul situa-se na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa ao Norte com o município de Esmeralda, ao Sul e ao Oeste com Lagoa Vermelha e a Leste com Muitos Capões. É um município que se destaca na região no setor primário, contando com uma agricultura pujante, dentre as quais plantações de soja, milho, trigo, feijão, canola e outras. A plantação de erva, também tem destaque. Na pecuária, o município conta com várias Cabanhas que se sobressaem nessa atividade. A bacia leiteira, bem como a ovinocultura, também já conquistaram seu lugar de honra, na região.
Dados Municipais
Capão Bonito do Sul foi fundada em 16 de Abril de 1996 tendo Lagoa Vermelha como município de Origem. Conforme dados do IBGE, a população em 2024 é de 1.769 capão-bonitenses.
Fonte: IBGE Cidades – http://www.cidades.ibge.gov.br
Economia
O município tem destaque no setor primário contando com uma cultura voltada para o setor primário, envolvendo plantações de soja, milho, trigo, feijão, canola, erva-mate, entre outros. Culturas como kiwi, erva-mate, batata e maçã também ocupam áreas significativas e outras começam ganhar espaço no cenário local, caso da horticultura e das pequenas frutas. Na pecuária o município também alcança grande destaque, sendo que a bovinocultura de corte, a bovinocultura de leite e a ovinocultura são as atividades mais expressivas; A criação de bovinos de corte no sistema de integração lavoura-pecuária, onde o gado ocupa as áreas de lavoura durante o período de inverno tem obtido excelentes resultados; Já a terminação desses bovinos em sistemas de semiconfinamento tem sido uma opção tecnológica para que criadores mais estruturados e tecnificados multipliquem seus ganhos. A produção de leite é a principal atividade da agricultura familiar no município, mas também reúne produtores médios e grandes que adotam modernas tecnologias de manejo e produção. Na ovinocultura, Capão Bonito do Sul conta com vários criadores, inclusive cabanhas premiadas, onde são criadas algumas das principais raças ovinas, como Dorper, Santa Inês, Suffolk, Texel, Ile-de-France e Hampshire Dow. A ovinocultura também merece um destaque especial, pois dá origem ao principal evento do município, a tradicional Feira de Ovinos, que acontece anualmente no mês de novembro e conta entre outros atrativos com um concorrido churrasco de cordeiro.
Saúde
Na sede do município há um Posto de Saúde para o atendimento dos munícipes que podem usufruir do serviço de dentista, médico: Clinico Geral, Pediatra e Gineco Obstetra. Outra Unidade de Saúde foi construída no Distrito de Barretos, atendendo quatro comunidade. A população também conta com Nutricionista, Fonoaudióloga, Psicóloga, Enfermeira Padrão e Técnicos em Enfermagem. No Assentamento 25 de Novembro há o atendimento médico uma vez por semana.
Através de profissionais habilitados: psicólogos, psico – pedagogos, enfermeiros, assistentes sociais, médicos e dentistas, buscando auxílio no desencadeamento de ações, que visam à melhoria da saúde e como conseqüência uma melhor aprendizagem. Entre elas: palestras, vídeos, consultas e tratamento gratuito e vacinação.
Educação
O município possui duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, a E.M.E.F. Firmino Frizzo, na Sede e a E.M.E.F. Horácio Severo da Costa localizada no Distrito de Barretos. Há uma Escola Estadual, Dr. Abelardo José Nácul na sede.
Lazer
Em setembro de 2008 foi inaugurado, o Parque de Eventos João Lindolfo Bolsonello, inicialmente sua parte campeira. Este parque conta com uma excelente infra-estrutura. O município tem um Grupo de Terceira Idade, praticando ginástica dança e cursos em geral.
Turismo
O município conta com vários pontos turísticos, dentre os quais se destacam a Cascata do Rio Rathiel, Pesque e Pague do Civa e Castelinho no Distrito de Barretos, entre outros.