Acolhimento da centelha da Chama Crioula marca início dos Festejos Farroupilha no município

O símbolo da tradição gaúcha foi distribuído para os municípios pertencentes à 8ª Região Tradicionalista

Uma manhã de sábado ensolarado, de calor humano e com muitas honrarias à tradição e à cultura gaúcha. O acolhimento e distribuição da centelha da Chama Crioula 2022, foi um marco na história de Capão Bonito do Sul e do CTG Nenê Lima, e contou com a presença de tradicionalistas de toda a região, além de dar o pontapé inicial à programação dos Festejos Farroupilha no município. A solenidade, realizada no Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo, recepcionou os condutores da Chama Crioula, trazida de Canguçu pelo Piquete 35 de Lagoa Vermelha e o Grupo Vacarianos a Cavalo de Vacaria. Além deles, representantes dos municípios da 8ª Região Tradicionalista que receberam a centelha do fogo para conduzirem até suas cidades.

Os homenageados dos Festejos Farroupilha a nível de 8ª Região Tradicionalista, Cirino Adair Ferreira, e municipal, Darci Ramos dos Santos, Ivo Boff e Antônia Conceição Branco de Abreu, também estiveram no evento. “Para Capão Bonito do Sul, recepcionar e distribuir a Chama Crioula foi sem dúvidas, um importante marco na história da nossa gente. Um evento de tamanha abrangência e importância, ficará para sempre na memória de um povo que honra a cultura gaúcha, sua trajetória e que se empenha ao longo dos anos para continuar escrevendo capítulos importantes que serão contados para todas as gerações. Ficamos honrados e felizes em poder fazer parte desse momento”, destacou o prefeito municipal, Felippe Rieth.

A coordenadora da 8ª Região Tradicionalista, Lauri Brandão de Almeida, foi representada pela secretária da 8ª Região, Joscelaine Carneiro Lourenço de Lima. Os municípios da região, presentes no ato, foram: André da Rocha, Antônio Prado, Bom Jesus, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Campestre da Serra, Esmeralda, Ibiraiaras, Ipê, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Muliterno, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria. “A Chama Crioula é uma representação da alma gaúcha, que com muita bravura e resistência escreve sua história em meio a muitas lutas. Fazer parte desse momento nos orgulha muito enquanto entidade tradicionalista”, pontou o Patrão do CTG Nenê Lima, Fernando Ávila de Melo.

Após a recepção e distribuição da centelha da Chama Crioula, a Prefeitura Municipal e o CTG Nenê Lima realizaram almoço no Gaúcho Futebol Clube, com churrasco, e à tarde, matinê com o Grupo Gaita Serrana fechou com chave de ouro as festividades do sábado. Capão Bonito do Sul terá, ao longo do mês de setembro, diversas atividades de integração e valorização à cultura gaúcha, com gincanas nas escolas, mostras gauchescas, futebol de bombacha e tênis, desfile temático e o II Campeonato Municipal de Laço – Temporada 2022/2023. Todas as fotos do evento estão disponíveis na página oficial da Prefeitura, no facebook.com/prefeituradecapaobonitodosul.