Administração de Capão Bonito do Sul retomará o projeto Power Jovem

Através da ação, a Prefeitura, em parceria com o Senac, oferece qualificação profissional e preparação dos jovens para o mercado de trabalho

Foto: Felipe Souza/Ascom PMCBS

Paralisado desde o ano passado por conta da pandemia, o projeto Power Jovem foi tema de reunião no Gabinete do Prefeito Felippe Rieth nesta semana. O encontro entre Administração Municipal e representantes do Senac, foi para alinhar a retomada das aulas de capacitação e qualificação profissional oferecidas aos estudantes do Ensino Médio do município. Visando preparar os jovens para o mercado de trabalho, a prefeitura de Capão Bonito do Sul, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo criou o projeto em 2019.

O Power Jovem leva em conta uma das principais dificuldades encaradas pelos jovens recém-formados: conseguir ingressar no mercado de trabalho devido à falta de experiência. Conforme Rieth, o município tem papel fundamental para mudar essa realidade, e foi com esse objetivo que nasceu o projeto. “Queremos oferecer aos jovens a qualificação profissional necessária para o ingresso no mercado de trabalho, através das oficinas e cursos. Com isso, nossos estudantes, ao concluírem o Ensino Médio, terão melhores oportunidades”, salienta.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta acompanha o retorno das atividades do projeto e destaca que a parceria com o Senac disponibiliza professores qualificados para a oferta das aulas totalmente gratuitas. A vice-prefeita relata ainda que o investimento no Power Jovem continuará sendo com recursos gerados da economia com o transporte escolar durante os dois dias em que os estudantes permanecerão na EEEM Dr. Abelardo José Nacul em período integral.

Retorno consciente

Foto: Arquivo/Ascom PMCBS

A Executiva de Soluções Corporativas e a Diretora do Senac Passo Fundo, Heliara de Lima e Lisiane Tier Martins, respectivamente, estiveram na reunião. Conforme alinhando com a Administração Municipal, o curso deverá ser retomado no mês de junho, após análise do Centro de Operações de Emergências da Saúde de Capão Bonito do Sul, seguindo todas as recomendações dos órgãos sanitários contra a Covid-19.

Entre os cursos a serem oferecidos estão, Assistente Administrativo, Dicção e Oratória, Espanhol Básico e Redação Oficial (reforma ortográfica) Primeiro Emprego e Relacionamento Interpessoal. “Temos o Power Jovem como um projeto promissor, avaliada a necessidade da capacitação e a preparação dos jovens, bem como a exigência do mercado do trabalho pela mão de obra qualificada. O que visa ao município trazer novas perspectivas de empreendedorismo e de qualificação profissional”, manifesta Heliara.