Agricultura lança editais para cadastramento em programas municipais

As inscrições são para o “Novos Horizontes no Campo” e o “Mais Ovinocultura”, ambos com prazo para cadastro até o dia 18 de outubro

Inicia nesta sexta-feira (30), o prazo para produtores de Capão Bonito do Sul se inscreverem em dois programas municipais. Ambos são desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e visam o fomento da agricultura e produção rural local. O Programa Municipal de Incentivo a Inovação e Diversificação da Matriz Produtiva “Novos Horizontes no Campo”, em sua segunda edição, busca atender agricultores e seus familiares, desencadear um novo processo de desenvolvimento no meio rural a partir do fomento de atividades produtivas inovadoras para o município e promover a diversificação da matriz produtiva local, através da introdução de novas culturas nas propriedades da agricultura familiar.

Segundo Thiago Lima, secretário responsável pela pasta, através do “Novos Horizontes no Campo”, será disponibilizado o valor total de R$ 24 mil, subsidiados pelo município, sendo que 50% do valor é destinado para um projeto que contemple empreendimentos de produção vegetal, nas áreas de fruticultura, erva-mate ou horticultura protegida, incluídos sistemas orgânicos, hidropônicos e fertirrigados, e o restante, para um projeto que contemple empreendimento de produção animal, nas áreas de piscicultura, suinocultura ou avicultura. Contudo, para a seleção dos interessados, alguns requisitos serão necessários, como por exemplo, que o produtor detenha, individualmente, ou em conjunto com seu núcleo familiar, o domínio ou a posse de até 25 hectares de terra.

Programa Mais Ovinocultura

Com o novo programa municipal “Mais Ovinocultura”, a Administração Municipal irá dispor o valor de R$ 28 mil, divididos em dois módulos, e conta com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Associação de Ovinocultores para a elaboração e execução, posterior, dos projetos aprovados. O “Mais Ovinocultura” também contém, em seu edital, critérios a serem preenchidos para a participação, entre eles, a prioridade aos produtores que não possuam ovinos na sua unidade produtora ou para aqueles que possuírem até vinte animais, ou ainda não receberam o benefício anteriormente. “Os programas são para o fomento à nossa agricultura e pecuária, pensados para o auxílio e incentivo do pequeno produtor, reforçando a referência que somos na criação de ovinos e na produção agrícola”, destaca Thiago Lima.

Inscrições e mais informações

Os editais completos, com todas as informações, estão disponíveis nos murais da Prefeitura e da Subprefeitura, em Barretos, e no site www.capaobonitodosul.rs.gov.br (publicações > editais). A análise da documentação dos interessados será realizada pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, bem como, as inscrições. Os produtores que quiserem aderir ao programa, precisam procurar a Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Arthur Feijó, nº 375, Centro.