Agroindústria Casa das Cucas é inaugurada em Capão Bonito do Sul

A partir de agora Capão Bonito do Sul passará a contar com mais uma agroindústria familiar. De propriedade de Solange de Souza e Joel Wogel, a Casa das Cucas Agroindústria foi inaugurada na sexta-feira, 29.

O empreendimento está localizado no Assentamento 25 de Novembro e conta com a comercialização de cucas, pães, biscoitos, doces e salgadinhos e geleia de amora.

A Casa das Cucas contou com o apoio da prefeitura, que auxiliou na execução do projeto e da planta do prédio e terraplanagem do terreno, além de realizar a aquisição dos produtos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as escolas municipais.

O financiamento da obra foi realizado através do Feaper – Fundo Estadual de Apoio ao Pequeno Estabelecimento Rural, atendendo demanda da Consulta Popular.

Além da prefeitura, a agroindústria contou com o auxílio da Emater/RS-Ascar, que prestou apoio em assistência técnica através da elaboração e execução do projeto do Feaper para construção do prédio, projeto de financiamento para aquisição dos equipamentos e na capacitação dos proprietários através do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), no Centro de treinamento de Fazenda Souza, em Caxias do Sul.

Segundo a proprietária, Solange de Souza, que também trabalha com a produção de leite e de amoras, a ideia da agroindústria nasceu em um momento de dificuldade. Para auxiliar na renda da família, Solange decidiu começar a fazer cucas para vender entre vizinhos e amigos. “Como eu já tinha a receita eu comecei a fazer e vender para os vizinhos e os da família mesmo, depois na escola a professora perguntou e a Jéssica (filha) falou… depois foram levadas as amostras para a Feira de Ovinos e a Feira na escola, foi onde começou…”, contou.

Conforme Solange, a receita das cucas, assim como do pão e dos biscoitos está na família há anos. “Ela é uma receita de família, quando a gente trabalhou na minha infância junto com uma família de italianos, e lá eu aprendi a fazer essa cuca desde muito pequena junto com a minha mãe e a nossa patroa, que veio da Itália.”, mencionou.

Mais Renda no Campo

A partir deste ano, para auxiliar as agroindústrias do município já existentes, além da criação de novos empreendimentos, a prefeitura criou o projeto Mais Renda no Campo, que busca valorizar os produtos produzidos no município e melhorar a qualidade de vida das famílias, fazendo com que elas permaneçam no campo.

Através do projeto, a prefeitura busca apoiar famílias através de incentivo na forma de subsídio financeiro, realizar a análise da viabilidade técnica e econômica dos projetos, orientar e acompanhar o seu desenvolvimento e execução.

O programa Mais Renda no Campo também prevê o incentivo através da realização de feiras municipais e regionais, com a viabilização de feiras semanais ou até mensais no município, onde terão disponíveis os produtos produzidos pelas agroindústrias locais, como já acontece durante a Feira de Ovinos, com a realização da Feira da Agricultura Familiar.

Atualmente, Capão Bonito do Sul conta com quatro agroindústrias ativas, três panificadoras e uma de processamento de mandiocas.