Capão Bonito do Sul aprova Plano Municipal de Cultura

O documento foi aprovado durante a I Conferência Municipal de Cultura e será válido para os próximos dez anos, contemplando cinco eixos principais

Válido para os próximos dez anos, o Plano Municipal de Cultura de Capão Bonito do Sul foi aprovado na tarde de quarta-feira (13). O documento contempla diversas ações, atividades e projetos para implantação no município. O evento de apreciação do Plano fez parte das comemorações dos 26 anos do município e contou com a participação, virtual, do Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, e do Diretor Administrativo da Secretaria Estadual da Cultura, Marcos Paulo da Silva. A I Conferência Municipal de Cultura foi realizada na Câmara de Vereadores com apresentação do Coral Municipal da EMEF Horácio Severo da Costa e a Banda Marcial da EMEF Firmino Frizzo.

O Diretor Administrativo da Secretaria Estadual da Cultura, Marcos Paulo da Silva destacou que Capão Bonito do Sul é o centésimo, dos 497 municípios do Estado, a aderirem ao Sistema Estadual de Cultura, que destinará recursos e auxiliará aos municípios no desenvolvimento de ações na área cultural. Já o Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, parabenizou a Administração Municipal pela aprovação do Plano, bem como, pelo incentivo ao Coral e a Banda Marcial, e salientou a importância de preservar e fomentar a cultura não só como manifestação artística, mas também, como memória de um povo.

Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta, realizar a I Conferência Municipal de Cultura, no mês de aniversário do município, reforça o compromisso da gestão com a cultura. “É uma celebração, sem dúvidas, tanto estarmos realizando esse encontro nesse período, como a aprovação do Plano Municipal de Cultura. Isso reforça nosso papel como administração pública, que busca sempre tratar essa área com a importância que ela merece. Agora, com o Plano, temos base sólida para desenvolver novos projetos, captar mais recursos, realizar novos investimentos e capacitar nossos profissionais para que possam nos auxiliar na prática do que foi proposto”, comentou.

Em sua saudação, o prefeito municipal, Felippe Rieth, ponderou que as áreas do turismo e da cultura, estão engatinhando no município, no entanto, enfatizou que não falta, à Administração Municipal, força de vontade e empenho para alavancar ambas áreas e valorizar os setores. “A I Conferência Municipal de Cultura e a aprovação do Plano Municipal de Cultura são provas do nosso esforço para o fortalecimento dessas áreas em Capão Bonito do Sul, e não ficaremos na teoria, temos uma equipe preparada para colocar em prática os eixos debatidos e aprovados, bem como, as sugestões propostas pelos presentes. É um passo a mais para avançarmos e colhermos bons frutos nas próximas gerações”, disse.

Eixos aprovados

Além das sugestões propostas pelos presentes, que contou com a participação de alunos da EEEM Dr. Abelardo José Nácul, cinco eixos foram debatidos e aprovados, os quais contemplam: 1) As competências do Estado; 2) A diversidade cultural; 3) O acesso de todos à cultura; 4) O desenvolvimento sustentável; 5) A participação social. O Plano Municipal de Cultura segue agora, para apreciação e aprovação dos vereadores da Câmara Municipal. As áreas de Cultura e Turismo da Secretaria Municipal estão sob a direção da servidora Maria Elisabete Gonçalves.