Capão Bonito do Sul é o 3º município do Estado que mais investe em educação

Em relatório recente disponibilizado pelo Ministério Público do Estado do RS com base em dados do Tribunal de Contas – TCE/RS, o município de Capão Bonito do Sul aparece em 3º no ranking de municípios que mais investem em educação por habitante.

No relatório disponibilizado pelo órgão, o município apresentou um crescimento no investimento em educação com relação aos anos anteriores, tendo um percentual de 31,50 % de investimento na área em 2017, o que corresponde a R$ 2.528,37 de investimento por habitante. O município ficou atrás somente de Triunfo e Pinhal da Serra.

Os dados analisados na pesquisa mostram que em 2017 o total de investimento aplicado em educação foi de R$ 4.444.872,66.

Conforme a análise de investimento, o município investiu no ano passado acima do percentual exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que determina o investimento mínimo anual em educação em 25%.

Entre alguns dos investimentos em educação realizados pela prefeitura desde o ano passado está a revitalização e ampliação dos prédios escolares, com a pintura da Escola Municipal Firmino Frizzo, EMEI Pequenos Anjinhos e reforma e ampliação da escola Horácio Severo da Costa, concluída neste ano; e criação de projetos que garantem uma educação de qualidade, como a realização do Festival Literário, que neste ano estará em sua 2ª edição e projeto de Reforço e Aceleração, o qual oferece aulas de reforço aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizado.

Além disso, em 2017 a prefeitura criou o Novo Plano de Carreira do Magistério, o qual tem como princípios básicos a valorização do profissional da educação, com aumento do piso salarial.