Capão Bonito do Sul: lei municipal define perímetro urbano do Distrito de Barretos

A Administração Municipal poderá desenvolver mais projetos de urbanização na localidade, além da regularização fundiária dos terrenos e facilitar o processo de instalação da Área Industrial

O Perímetro Urbano é a fronteira que separa a área urbana da área rural no território de um município. No Brasil, o critério para determinar as áreas que compreendem a zona urbana, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é por meio do sistema político-administrativo e suas vertentes, ou seja, o Perímetro Urbano é delimitado através de uma decisão legislativa de um município.

Imagem de Satélite/Google

E foi através da Lei Municipal 916/2021, de 21 de maio, que ficou definido o perímetro urbano do Distrito de Barretos do município de Capão Bonito do Sul. De acordo com o Prefeito Felippe Rieth, essa demarcação é essencial, pois possibilita que a Administração Municipal invista em ações de políticas públicas, além de controlar o crescimento da fronteira do perímetro que consta a zona urbana.

A partir de agora, a Prefeitura de Capão Bonito do Sul poderá desenvolver mais projetos de urbanização na localidade, como por exemplo, a definição de ruas. “Esta ação vai transformar o planejamento do nosso maior Distrito, diminuindo a área de domínio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pois a localidade é cortada por duas BR’s, além de facilitar a regularização fundiária dos terrenos e o processo de instalação da Área Industrial”, destaca Rieth.