Capão Bonito do Sul realiza 1ª Caminhada de Conscientização e Combate ao Fumo

Em apoio ao dia Nacional de Combate ao Fumo, a escola municipal Firmino Frizzo em parceria com a secretaria de saúde de Capão Bonito do Sul promoveu nesta quarta-feira, dia 29, a 1ª Caminhada de Conscientização e Combate ao Fumo.

A mobilização teve início às 13h30, em frente à escola municipal Firmino Frizzo, seguindo em direção a Praça Laura Vieira Feijó, onde aconteceu um ato de conscientização aos alunos e a população com relação aos riscos do uso do tabaco.

Para relatar sobre os danos que o uso do cigarro pode causar a saúde, o evento contou com o depoimento do morador do município, Rodrigo Neves, que falou sobre as consequências que o uso do cigarro causou em sua vida e como é possível abandonar o vício, tendo uma vida mais saudável e feliz. “Eu por muitos anos fui dependente do cigarro, fumava duas carteiras de cigarro por dia… e junto com o cigarro vinha mais algumas coisas… Mas com muito esforço e com muita fé nós conseguimos vencer tudo isso.”, relatou.

A enfermeira do Posto de Saúde, Cristiani Knöpker também falou sobre alguns dos danos e doenças que o uso do tabaco pode causar na vida do usuário e de seus familiares, alertando aos estudantes e moradores em geral sobre a importância da conscientização quanto a esse vício. “As pessoas que necessitam de ajuda para deixarem o cigarro podem procurar o Posto de Saúde do município ou então na sede de Barretos e se inscrever para participar do Grupo de Fumantes; lá eles terão auxílio médico e psicológico”, comentou.

De acordo com Cristiani, além da ajuda de profissionais da saúde, o Estado oferece medicamentos para auxiliar no tratamento. O Grupo de Fumantes conta com reuniões todas as sextas-feiras, às 14h, no Posto de Saúde da sede do município.

Capão Bonito Contra as Drogas

Além da 1ª Caminhada de Conscientização e Combate ao Fumo, até sexta-feira, dia 31, estarão expostos no Posto de Saúde da sede do município, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos das escolas municipais e estadual sobre o projeto “Capão Bonito contra as Drogas”.