Churrasco de Cordeiro Mamão é servido no Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

A apresentação da iguaria local contou com a presença de membros da Associação de Ovinocultores  

O Galpão do Turismo do Rio Grande do Sul, no Acampamento Farroupilha, na capital do Estado foi sede de um encontro com um sabor especial. Na quinta-feira (14), o prefeito Felippe Rieth, juntamente com membros da Associação de Ovinocultores (Assovino) de Capão Bonito do Sul, através de seu presidente, Thiago Lima, apresentou o tradicional Churrasco de Cordeiro Mamão aos visitantes do local, bem como, para representantes do Governo do Estado.

O convite para levar a iguaria capão-bonitense à capital veio do chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Paulo Mantovani. Na oportunidade, foram apresentados os principais cortes preparados do cordeio, além do tempero e a forma de assar, aspectos que fizeram com que a carne assada do cordeiro mamão se tornasse referência em toda região, elevando o nome de Capão Bonito do Sul no preparo do churrasco. O Churrasco de Cordeiro Mamão foi preparado pelos assadores, Júlio Gonçalves, Leno dos Santos e Artur Fernando Rieth.

O chefe do executivo manifestou sua alegria em poder destacar para todo o Estado a iguaria servida no município, que teve origem na Feira de Ovinos. “Foi uma alegria muito grande ter sido convidado e acolhido na capital para mostrar a essência do trabalho realizado nos Campos de Cima da Serra, na nossa Capão Bonito do Sul, elevando assim, ainda mais, o nome do nosso município, através das riquezas que dispomos”, destacou Rieth, ao apresentar o churrasco para os presentes, dentre eles, o Secretário Estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

Capital Nacional do Churrasco de Cordeiro Mamão

O Projeto de Lei nº 2.760, de 2022, de autoria do Deputado Alceu Moreira, visa conferir a Capão Bonito do Sul o título de Capital Nacional do Churrasco de Cordeiro Mamão. O PL chegou à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em novembro de 2022 e desde então, aguarda o parecer do relator para ter seguimento. Com o título, o município será reconhecido pelo esforço em cultivar o consumo do Churrasco de Cordeiro Mamão, tradicional nas festas locais, em especial, durante a Feira de Ovinos, que neste ano será nos dias 17 e 18 de novembro.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817