Com Desfile Tradicionalista, prefeitura cultiva tradição gaúcha no município

Com o objetivo de preservar a cultura e tradições gaúchas no município, a prefeitura municipal, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou no último sábado, dia 28, o Desfile Cívico Tradicionalista.

Com saída em frente a Cooperativa Coagrisol, o desfile percorreu por toda Avenida Benjamin Bolsonelo, no centro da cidade, onde em frente ao altar da Pátria aconteceram apresentações de dança e música tradicionalista das escolas.

De acordo com a secretária da Educação, Marizete Rauta, o último Desfile Tradicionalista realizado no município foi em setembro de 2010 e retomar essa tradição é uma forma de manter viva a chama gaúcha no município. “Nosso objetivo agora é resgatar este momento cívico importante para nossa cultura, incentivando alunos, famílias e comunidade a participar”, enfatizou.

Segundo a secretária, com o resgate do desfile, o município pretende retomar costumes da cultura gaúcha que acabaram se perdendo com o tempo, e para preservar a tradição já existem novos projetos para o desfile do ano que vem.

A programação da Semana Farroupilha iniciou na sexta-feira (27), quando foi realizada a Sessão Solene Alusiva aos Homenageados à nível municipal, Nilso Hoffman e Altamir Hoffman de Souza, que receberam uma placa de homenagem do Poder Legislativo e troféu do CTG Nenê Lima.

As festividades seguiram de noite com o Jantar Tradicionalista do CTG Nenê Lima, com o grupo Os Vacarianos.

No sábado (28) e domingo (29) a programação contou com a realização do IV Rodeio Crioulo da Fazenda São Pedro, no Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo.