Conferência de Assistência Social debateu propostas e ações para o município

Na tarde da última quarta-feira (24), foi realizada a VII Conferência Municipal de Assistência Social. A Câmara de Vereadores sediou o encontro entre gestores, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e comunidade em geral. Neste ano, o palestrante foi Getúlio Martins Silveira Júnior, e os debates giraram em torno da “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Após a explanação do conferencista, foi a vez da população e usuários do SUAS opinarem sobre os serviços e definirem as ações a serem implementadas no município nos próximos anos. A mediadora das proposições foi a Secretaria da Habitação e Assistência Social, de Santa Cecília do Sul, Rubia Caumo Crespi.

Dentre as propostas apresentadas estão, o maior repasse estadual para os investimentos no município, a criação da Secretaria Municipal de Assistência Social, o fortalecimento da participação social dos usuários, a maior divulgação sobre alterações e funcionamento de programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, dentre outras.

Além dos debates, foram eleitos os Delegados Governamentais, que participarão da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Porto Alegre. Foram eleitos: Delegados governamentais: Tiago Lourenço (titular), Rosana Kern (suplente). Delegados não governamentais – sociedade civil: Sandra Augusta Souza (titular), Ana Lima (suplente), Mauro Sérgio Santos (titular) e Rosa Machado Ferreira Nunes (suplente).

Texto e fotos: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817