Conferência debate o SUS e define metas para a área da saúde no município

A Plenária contou com a participação da comunidade e profissionais da saúde

Na última sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a 8ª Conferência Municipal de Saúde. A plenária debateu o Sistema Único de Saúde e outras demandas da área, no município para os próximos dois anos. A conferencista foi a enfermeira, Fábia Richter, que apresentou, dentre suas falas, os quatro eixos pré-definidos e discutidos para a busca de soluções para melhorar a área da saúde.

O prefeito municipal, Felippe Rieth e o secretário de Saúde e Assistência Social, Gelson Corbolin, destacaram a importância das conferências municipais e, sobretudo, da participação popular na tomada de decisões que impactarão toda a sociedade. Após os debates e explanações, foram eleitos os delegados que representarão Capão Bonito do Sul nas Conferências estadual e nacional. Serão delegados: Gestor: Gelson Corbolin; Profissional de Saúde: Jarbas José Dias da Silva; Suplente Profissional de Saúde: Fanuel Salles Vilk; Usuários do SUS: Cláudia da Silva e Waldemar Luis Barbosa de Oliveira; Suplente Usuários: Rosa Machado.

Entre as propostas definidas para implementação no município estão, redução de tempo de espera para cirurgia de cataratas, fortalecer a participação do Conselho local de saúde, devendo ser um espaço para usuários obterem informação, desenvolver melhorias para acesso dos usuários ao agendamento de consultas, garantir o piso salarial da enfermagem, dentre outras. A 9ª Conferência Estadual de Saúde será dos dias 15 a 17 de maio, em Porto Alegre, já a 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 02 a 05 de julho em Brasília.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817