Covid-19: Saúde mantém vacinação de pessoas com 18 anos ou mais

Com quase 90% de vacinados com a primeira dose, o município reforça a importância da imunização para todos os públicos

Completar cem por cento de imunizados é a meta da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul com relação à vacinação da Covid-19. O município vacina pessoas com 18 anos ou mais, no entanto, a procura diminuiu nos últimos dias por parte do grupo mais jovem da população, o que preocupa a equipe de saúde. “Mantemos as portas dos postos de saúde abertas à comunidade para que busque sua dose da vacina contra o coronavírus. É importante reforçar que a pandemia não acabou, a campanha de vacinação também não, e apenas com as duas doses ou a dose única é que as pessoas estarão protegidas e que vamos vencer o vírus”, destaca o secretário responsável pela pasta, Fernando Avila de Melo.

Ao mesmo tempo que reforça a importância da vacinação, a equipe de saúde comemora os índices alcançados até o momento. Há mais de um mês, Capão Bonito do Sul não registra casos ativos da doença. Com relação aos óbitos, quatro pessoas perderam a vida para a doença, sendo que o último registro foi em abril. Ainda, 89% da população já recebeu a primeira dose da vacina, enquanto mais de 47% está totalmente imunizada. “São números que nos fazem acreditar em dias melhores, com a pandemia controlada e uma vida voltando ainda mais ao normal, no entanto, para isso, reforçamos a importância de 100% da população vacinada. Cada dose conta para vencermos o coronavírus, e isso depende de cada um”, enfatiza o secretário.

Da sala de aula para casa

Na última semana, uma das ações do projeto “Pequenos Vigilantes”, retomado com os alunos da Rede Municipal de Ensino, foi uma dinâmica sobre a vacina da Covid-19, com a participação da enfermeira do Posto de Saúde, Cristiani Knöpker. A ação contou com a explicação de como a vacina é produzida, a importância da imunização e a atividade mostrou ainda, através de brincadeira, como cada dose protege o coletivo. O objetivo da dinâmica foi apresentar aos alunos a necessidade do imunizante para o combate à pandemia e fazer com que os pequenos sejam disseminadores da informação correta. O “Pequenos Vigilantes” é coordenado pelo Fiscal Sanitário, Wagner Ribeiro e conta com a professora Doriane Guindane. O projeto é realizado desde 2017 com oficinas e atividades cujo propósito é contribuir na construção de uma nova prática e de um amplo entendimento do moderno conceito de Vigilância em Saúde.

Agende sua dose

Para quem ainda não tomou a primeira dose ou que precisa completar o esquema vacinal com a segunda dose, basta entrar em contato com o Posto de Saúde – sede –  pelo (54) 9.8161-1986, ou com a UBS Barretos pelo (54) 9.8161-5654, e agendar a sua dose da vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *