CRAS lança o programa “Central de Empregos e Oportunidades”

A iniciativa visa cadastrar currículos junto à unidade local e, após, encaminhá-los para as vagas de empregos disponíveis em empresas parceiras

Nesta semana, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Capão Bonito do Sul lançou o programa “Central de Empregos e Oportunidades”. A iniciativa foi idealizada pelo setor de Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, e será desenvolvido pela unidade local do Centro de Referência com o objetivo de divulgar vagas de empregos no município, além de orientar e buscar a recolocação profissional de trabalhadores do município que estejam fora do mercado de trabalho.

De acordo com o Assessor de Imprensa, Felipe Souza, a “Central de Empregos e Oportunidades” busca facilitar o acesso dos capão-bonitenses às vagas de empregos ofertadas no município e na região, sem qualquer custo aos empregadores e candidatos. As empresas parceiras enviarão as vagas disponíveis e a Assessoria de Imprensa deverá realizar a divulgação das mesmas, sendo que o CRAS receberá os currículos dos candidatos interessados e irá encaminha-los aos recrutadores.

Preparando para o futuro emprego

Conforme a Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Thauany Lunardi Fappi, um dos diferenciais propostos seria a avaliação do modelo certo de currículo, sendo que a equipe do CRAS irá elaborar o documento do candidato na hora da inscrição. “No acolhimento e preenchimento da ficha cadastral, os candidatos deverão responder, para auxiliar os recrutadores, o nível de escolaridade, pretensão salarial, áreas em que têm interesse e levarem consigo comprovante de residência, documento de identificação com foto e uma foto 3×4”, explica.

Ainda, segundo Thauany, após o preenchimento dos currículos, que ficarão no banco de talentos do CRAS, na medida em que as vagas forem surgindo e sendo compatíveis com os perfis profissionais, os contatos serão feitos e encaminhados para entrevistas. “Iremos buscar parcerias com as empresas privadas do município e da região, além de manter contato com o SINE, CDL e Sindilojas de Lagoa Vermelha. Contaremos em breve, também, com novas empresas em Capão Bonito do Sul, através das Áreas Industriais que serão implantadas, o que irá nos conferir ainda mais oportunidades de trabalho”, salienta a Coordenadoras do Centro de Referência.

Qualificação profissional

No ato do cadastramento de currículos, os candidatos serão questionados sobre possíveis cursos profissionalizantes que poderão ser ofertados gratuitamente pelo CRAS, como forma de capacitar à população, além de encorajar os candidatos com escolaridade incompleta, a retornarem às salas de aula. A divulgação das oportunidades de trabalho é feita através do setor de Assessoria de Imprensa, pelo site oficial, redes sociais, bem como demais meios de comunicação utilizados pelo setor para divulgações institucionais.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817