CRAS realizará ação para confecção de Documento de Identidade

A iniciativa será realizada, no primeiro momento, com os alunos das escolas municipais e após, será aberta à comunidade em geral

Através de uma parceria entre Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, uma ação inédita em Capão Bonito do Sul será realizada. Com o objetivo de viabilizar a confecção do Documento de Identidade para a população que ainda não tem, a unidade local, juntamente com a equipe da Educação, estará, ao longo do mês de maio, levando até Lagoa Vermelha os alunos que ainda não possuem seu documento oficial de identificação com foto.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) do município vizinho, reservou todas às segundas-feiras de maio para que dez alunos por vez, da EMEF Firmino Frizzo, se desloquem e sejam atendidos para a confecção da sua identidade. Através da Secretaria de Educação, os estudantes e um responsável serão levados de van ao IGP. Inicialmente, 81 novos RG’s deverão ser confeccionados nessa etapa do projeto, visando oferecer aos alunos seu documento oficial com foto, um de seus direitos constituídos em Lei.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Thauany Lunardi Fappi, após um levantamento foi identificada a necessidade, em especial de famílias em vulnerabilidade social, da confecção do documento para as crianças em idade escolar. “Constatamos que muitos alunos ainda não têm seu RG, apenas Certidão de Nascimento e sabendo da importância desse documento, nos unimos à Secretaria de Educação para que possamos oferecer esse serviço de forma rápida e sem custos com deslocamento”, pontua.

Thauany alerta ainda que para a confecção da Carteira de Identidade, é necessário a Certidão de Nascimento em boas condições, sem rasura nem plastificada, e o CPF do aluno. “Caso esse estudante não tenha Certidão e CPF, os mesmos serão providenciados pela Secretaria de Educação antes do deslocamento até o IGP. É uma forma que encontramos de fazer valor o direito desse cidadão de ter seu documento de identificação com foto, que é obrigatório em diversos momentos”, reforça.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817