CRAS realizará Conferência de Assistência Social

A sexta edição do evento será realizada no final deste mês. Durante reunião, foram apresentados os eixos e o objetivo da ação

Fotos: Felipe Souza/Ascom PMCBS

Em Capão Bonito do Sul, a VI Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 27 de julho, e a preparação para o encontro começou há algumas semanas atrás. Na sexta-feira (09), uma reunião foi realizada com o objetivo de expor à comunidade o objetivo da ação, os eixos e como deve ser a participação da sociedade. A secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Jaqueline Ourique, e a coordenadora do CadÚnico, Luciana Bernardi, ambas servidoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, conduziram o encontro.

Na oportunidade, Jaqueline salientou que a reunião preparatória foi realizada em todas as comunidades do município, envolvendo os beneficiários dos programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), e que, devido à pandemia, apenas cinco pessoas foram convidadas para a participar e representar sua localidade. “Abrimos inscrição para cinco participantes de cada comunidade, pois iremos realizar a Conferência presencialmente, e com isso, nos preocupamos com a segurança e a saúde de todos os envolvidos no que diz respeito à pandemia”, destacou.

A assistente social salientou no entanto, que os eixos a serem discutidos e todas as decisões tomadas durante o evento, serão repassadas à comunidade. “A Conferência Municipal de Assistência Social é uma ação que conta com a participação popular e busca incluir trabalhadores e gestores, tanto da administração municipal quanto da população em geral na tomada de decisão e construção da política pública no município”, explicou. As reuniões preparatórias aconteceram nas comunidades do Assentamento XV de Novembro, Lajeado dos Ivos, São Carlos, Barretos e em Capão Bonito do Sul.

O tema das Conferências de Assistência Social de 2021 será “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. No município, o evento, seguindo todos os protocolos contra a Covid-19 e contará com a participação da assistente social, doutoranda em geografia, Silvia Aline Silva Ferreira.