Educação desenvolve o projeto “Orientação Vocacional e Profissional”

A iniciativa será permanente na Rede Municipal de Ensino e na Escola Estadual e possibilitará o contato dos estudantes com graduandos e profissionais de áreas diversas

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capão Bonito do Sul iniciou, na última semana, o projeto “Orientação Vocacional e Profissional”. Idealizado pelo Setor Pedagógico, através da Coordenadora, Eliana Reolon, a ação tem, entre seus objetivos, oferecer orientações e esclarecimentos aos estudantes que possibilitem a escolha da sua futura profissão e proporcionar encontros com graduandos e profissionais de áreas diversas.

O projeto será permanente nas escolas do município (duas municipais – do sexto ao nono – e uma estadual – ensino médio). No primeiro encontro, os alunos puderam conhecer mais sobre a Engenharia Mecânica com a participação do Engenheiro Mecânico, Tarcísio Reolon Gelaim. Graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em 2019, Tarcísio fez intercâmbio no Canadá e em Campinas/SP. Ele falou sobre sua formação, profissão e os campos de trabalho.

A Coordenadora Pedagógica, Eliana Reolon, destacou ainda, que a iniciativa visa desenvolver com os alunos e profissionais envolvidos, discussões sobre mercado de trabalho e as diversas áreas de atuação. “É uma forma de mostrarmos aos estudantes as inúmeras possibilidades de profissões que eles podem escolher. Nosso objetivo também é despertar a esses alunos e faixa etária, a começarem pensar sobre seu futuro profissional e valorizar seu tempo com leitura e informações que agreguem”.