A Rede Municipal de Ensino conta com um recurso tecnológico para estudantes do Sexto ao Nono Ano, que apenas outros 12 municípios no Estado dispõem, atualmente

Desde que aderiu ao método de ensino SIM da FTD Educação para a rede pública, diversas melhorias foram ofertadas à rede de ensino municipal, e, desde o início do ano letivo de 2025, o recurso tecnológico tem sido um deles. A plataforma Pontue foi desenvolvida pela FTD em parceria com a Google Cloud e é oferecida gratuitamente aos municípios. A tecnologia permite a correção automática de redações manuscritas, que gera comentário personalizado para cada aluno, inclusive com trechos do texto.
Educação de qualidade, com mais investimentos e a preparação dos estudantes para o futuro são as principais bandeiras da atual Administração Municipal de Capão Bonito do Sul, sendo que a implementação do turno integral nas escolas e a piscina térmica, algumas das ações já realizadas, são referências em toda região. Agora, inovando mais uma vez, Capão Bonito do Sul é uma das 13 cidades do Estado a utilizarem a Inteligência Artificial em sala de aula para auxiliar professores e aprimorar o aprendizado dos alunos.
O recurso tecnológico, em fase de aprendizado pelos professores, permite a validação das correções antes de fazer a devolutiva ao aluno. Outra novidade, é que entre o segundo semestre de 2025 e o primeiro de 2026 serão incluídos recursos de detecção de plágio pela Plataforma. No Estado, a ferramenta Pontue é utilizada nas redes municipais de Água Santa, Arroio do Tigre, Butiá, Caseiros, Ibiaçá, Novo Cabrais, Lavras do Sul, Morro Redondo, Muitos Capões, Selbach, Tupanci do Sul, Viamão e Capão Bonito do Sul.
Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Jerry Segalla, além da inovação tecnológica, o município aderiu à iniciativa devido à qualidade que o serviço tende a oferecer, seja na correção, nas devolutivas e nos relatórios pedagógicos que o Pontue fornece. “A Inteligência Artificial quando utilizada corretamente, vem para beneficiar, prova disso é a plataforma que aderimos. Nos proporciona melhor auxílio ao professor e, consequentemente, melhor amparo ao aprendizado dos alunos”, destaca.
A Plataforma Pontue é direcionada para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (do Sexto ao Nono Ano).
Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817
Foto: Divulgação / FTD Educação