Educação Fiscal é tema de ações nas escolas municipais

Os professores desenvolveram trabalhos diversos com alunos do ensino fundamental e da educação infantil

A Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul desenvolve projeto sobre Educação Fiscal e Financeira em todas as escolas do município. A equipe pedagógica e de projetos, juntamente com os professores e direção das escolas, entende a importância de trabalhar o tema desde cedo com os alunos tendo como foco principal, formar cidadãos capazes de compreenderem a função social dos tributos, além de fazer com que os estudantes entendam a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e que eles estejam motivados para o exercício da cidadania plena.

Desde o início do ano letivo de 2022, os professores desenvolveram trabalhos diversos, como visitas aos mercados locais com os alunos para entender como funciona uma nota fiscal, a confecção de cartazes informativos, a realização de “mercadinho” nas turmas de Educação Infantil, a confecção de cofrinhos com material reciclável, além do mascote do Terceiro Ano da EMEF Firmino Frizzo, batizado como “Fisk”, produzido totalmente com materiais sustentáveis e recicláveis.

Também na EMEF Firmino Frizzo, uma mostra pedagógica dos trabalhos produzidos pelos estudantes foi realizada, e, nos próximos dias, será levada para as demais escolas da Rede Municipal de Ensino, cujo projeto deverá ser realizado até o mês de outubro. Além das atividades e amostras, a Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças realiza, em parceria com as escolas, o concurso de Educação Fiscal, que reforça a mobilização dos alunos para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e seus benefícios para a sociedade.