Escola Municipal Horácio Severo da Costa celebra 79 anos

O educandário, que já foi escola estadual, fica no Distrito de Barretos e há 33 anos localiza-se no mesmo prédio que recebe investimentos e melhorias constantemente

A quarta-feira (05), foi marcada por muita alegria e celebração na EMEF Horácio Severo da Costa, no Distrito de Barretos. As comemorações antecipadas aos 79 anos da escola, sendo 33 no atual prédio, reuniu alunos, pais, comunidade e convidados. Durante todo o dia a festa marcou um momento especial para a localidade, que vem se desenvolvendo a cada ano. Pela manhã, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a vida do Patrono da escola, Horácio Severo da Costa, através da fala do convidado, o advogado lagoense, João Vicente Barreto da Costa.

À tarde, além do aniversário da escola, a direção, professores e funcionários prepararam uma programação voltada ao Dia das Crianças. “Foi um dia diferente, lindo e emocionante, onde pudemos relembrar importantes fatos, desconhecidos, até então, para alguns de nossos alunos. Antecipamos a festa, tendo em vista que o aniversário da escola é em 07 de outubro, para que pudéssemos ter presentes neste momento, além da nossa comunidade escolar, familiares e convidados”, ponderou a diretora da escola, Liliane Hoffmann.

Além dos representantes da escola, estiveram presentes o prefeito municipal, Felippe Rieth acompanhado da primeira-dama, Thais Roman Rieth, a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta e a coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, Eliana Reolon. Para animar a festa, a escola teve apresentação do cantor lagoense, Fernandinho Bernardi e do músico, Rafael Hoffmann.

Investimentos constantes

Desde que assumiu a gestão do município, a atual Administração tem realizado constantes investimentos na EMEF Horácio Severo da Costa, assim como nas outras duas escolas municiais. O educandário foi ampliado, recebeu nova pintura, teve a construção de uma ampla quadra de esportes fechada, aumentou a oferta de vagas escolas, passando a atender bebês e maternal, e atualmente, está sendo cercada de muro de concreto e grades, o que confere mais segurança aos alunos, professores e funcionários.

O Patrono

Horácio Severo da Costa foi um jovem bem-criado, que aprendeu a negociar gado e tropear. Passando por Lagoa Vermelha a negócios, conheceu Felisbina Moreira Barreto, com quem casou-se e formou família. A denominação da localidade de Barretos, foi designado, provavelmente, por que a maioria das terras pertenciam à família Barreto e o local onde construíram a escola, foi uma doação do senhor Horácio. Em 1943 o educandário se chamava Grupo Escolar da Serrinha, em 1957 passou a ser Grupo Escolar de Barretos, por volta dos anos 60, denominado Grupo Escolar Horácio Severo da Costa. Nos anos 80 foi elevada a nomenclatura para Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Horácio Severo da Costa, mas foi entre 2009 e 2010 que o educandário foi transferido para Capão Bonito do Sul, tornando-se assim, Escola Municipal de Ensino Fundamental Horácio Severo da Costa.