Estiagem: Estado reconhece situação de emergência no município

A homologação foi realizada através do decreto nº 56.914

No Rio Grande do Sul, 369 cidades decretaram Situação de Emergência por causa da estiagem. Dentre elas, Capão Bonito do Sul, cujo decreto municipal foi publicado na terça-feira (28), após análise de propriedades no interior e contato com a Defesa Civil. Agora, o Estado reconheceu e homologou Situação de Emergência no município através de publicação no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira (08).

Conforme o documento, os Órgãos Regionais Estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), sediados no território do Estado do Rio Grande do Sul, ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados, mediante prévia articulação e planejamento com o Órgão Central de Coordenação do Sistema e com o Órgão Regional Municipal. O decreto deve vigorar pelo prazo de 180 dias.

A falta de chuva dos últimos meses tem gerado inúmeros prejuízos aos produtores rurais, além do impacto na escassez de água para o consumo doméstico. O município, ao longo desse período de seca, disponibiliza todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência aos afetados. A Administração Municipal salienta que a população é fundamental nesse momento, evitando o desperdício de água.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Comunicação PMCBS I MTB: 17817