Estudantes do município participaram da formatura do projeto “Letramento em Programação”

A solenidade foi realizada no município de Tapejara e reuniu mais de 450 alunos da região

Ainda no mês de outubro, no dia 26, um grupo de alunos da EMEF Firmino Frizzo esteve na cidade de Tapejara para a solenidade de formatura do projeto “Letramento em Programação”. A formatura, denominada “Tech Oscar”, reuniu 450 alunos de cidades como Capão Bonito do Sul, Tapejara, Caseiros, Coxilha, Erebango, Lagoa Vermelha, Sananduva e São João da Urtiga. Os estudantes foram acompanhados da professora responsável pelas aulas no município, Letícia Nepomuceno Martins e o diretor do educandário, Jerry Segalla. Eles representaram todas as turmas que participam do programa e receberam as medalhas do LETPROG.

O Letramento em Programação é uma iniciativa fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Instituto JAMA, Instituto Ayrton Senna, Fundação IMED (agora Atitus Educação) e a ENTER Tech Edu. O objetivo do projeto é contribuir para a promoção da Educação Integral, usando a programação de computadores como uma ferramenta para desenvolver o pensamento computacional e habilidades interdisciplinares em estudantes. Além das medalhas, a EMEF Firmino Frizzo recebeu o Certificado de LETPROG 100%, uma certificação de que o programa foi perfeitamente executado e o aproveitamento dos alunos foi excelente, mérito da atuação docente e do comprometimento das turmas.

Conforme destaca Segalla, o Letramento em Programação, na escola, vai muito além do desenvolvimento das habilidades computacionais, pois possibilita a expansão das capacidades individuais do aluno que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, além de estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. “Esta expansão das competências socioemocionais gera um grande impacto no aprendizado, alterando o formato do mesmo, facilitando e desenvolvendo a leitura e o raciocínio lógico, assim, criando novos autores no mundo das tecnologias digitais”, salienta o diretor.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817

Fotos: Divulgação/Ascom Prefeitura de Tapejara