Falta de chuva leva o município a decretar situação de emergência

O decreto foi publicado na manhã dessa terça-feira (28), após análise de propriedades no interior e contato com a Defesa Civil do Estado

Na manhã dessa terça-feira (28), a Administração Municipal de Capão Bonito do Sul recebeu a visita do 1º Tenente Ricardo Bassan, Coordenador Adjunto da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil. Na oportunidade, o prefeito municipal, Felippe Rieth, assinou o Decreto nº 1839, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem.  O decreto foi formalizado através do Setor Jurídico, juntamente com o coordenador da Defesa Civil do município, Adelmo Saibt e o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Miqueias Guadagnin.

O período de seca na região começou em meados de novembro do ano passado e desde então, o município disponibiliza todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como, para assistência aos afetados, no entanto, a falta de chuva resultou em danos materiais irreversíveis, além dos prejuízos econômicos e sociais. Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O documento considera o parecer, após levantamento, da Defesa Civil municipal, em parceria com o Setor de Meio Ambiente e o escritório da Emater-Ascar/RS de Capão Bonito do Sul. O Decreto de Situação de Emergência foi encaminhado, com toda documentação necessária, para o Governo do Estado e a Administração Municipal aguarda reconhecimento do mesmo. “Mais um ano estamos vivenciando essa situação. A falta de chuva é uma situação que nos entristece e que foge do nosso controlo”, lamentou o secretário Administração, Planejamento e Finanças, Miqueias Guadagnin.

Evite desperdício

Diante da situação, Guadagnin pede à população que evite o desperdício de água e que utilize o liquido de forma consciente. “O uso incorreto e irresponsável de água nos trará problemas futuros, por isso, pedimos à nossa população que faça o consumo consciente, evite o desperdício, pois estamos enfrentando um momento preocupante e que exige cautela”, destaca.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Comunicação PMCBS I MTB: 17817