Festival Literário encerra com apresentação do espetáculo “Um Coração Feliz”

O evento, que foi realizado junto ao 1º Festival de Paródias, teve como patrono o escritor Ajadil Costa, autor da obra “Pára, Pedro! José Mendes – Vida & Obra

Com o objetivo de aproximar cada vez mais a cultura e a literatura das escolas, a Secretaria da Educação de Capão Bonito do Sul criou o Festival Literário, que no dia 17, completou a sua terceira edição.

Entre as novidades do evento neste ano, esteve a realização do 1º Festival de Paródias, com a participação das turmas de 5º ao 9º ano das escolas municipais e estadual, que ao longo da manhã realizaram a apresentação de paródias feitas em sala de aula.

Conforme o diretor da Escola Municipal Firmino Frizzo, Jerry Segalla, a ideia do Festival Literário ser realizado junto com o Festival de Paródias nasce do conceito de uma educação que envolva, que acolha e que busque aproximar os alunos do conhecimento. “Assim como teve o Soletrando, assim como vai ter a Olimpíada de Matemática e do Esporte, o Festival de Paródias vem buscar fazer essa ligação dos alunos com o conhecimento”, explicou.

Além de promover a cultura através da leitura de livros e proporcionar momentos de interação entre alunos, o Festival contou com apresentações de dança, teatro, banda marcial da escola Firmino Frizzo e da oficina de Acordeões Mirins, com a finalidade de mostrar ao público o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores através das oficinas da Escola de Tempo Integral, realizado em todas as escolas do município.

À noite, o público pode acompanhar a palestra do autor Ajadil Costa, patrono da terceira edição do Festival, que debateu sobre a sua obra “Pára, Pedro! José Mendes – Vida & Obra” resgatando os valores da história regional com a biografia de um dos maiores cantores e compositores da música riograndense.

A programação do Festival Literário encerrou com a apresentação do ator Márcio Meneghell, que emocionou o público com o espetáculo “Um Coração Feliz”, inspirado na vida e obra de Chico Xavier, fazendo-as refletir sobre os ensinamentos e experiências de vida do médium conhecido e respeitado em todo país.