Festival Literário será nos dias 18 e 19 de outubro

A sexta edição do evento terá apresentação teatral, além da Carreta Sesc – RecreArte

Remodelado, e nesse ano em dois dias, o VI Festival Literário de Capão Bonito do Sul está chegando. Será dias 18 e 19 de outubro com uma programação diversificada em meio a livros e histórias. Neste ano, o evento terá a parceria do Sesc Passo Fundo com a Carreta Sesc – RecreArte. A Patrona do Festival é Joscelaine Carneiro Lourenço de Lima, e o tema é “Valorizando a Cultura através da Literatura”. Além da exposição e comercialização de livros, os alunos da Rede Municipal de Ensino, da Escola Estadual e da comunidade em geral poderão acompanhar apresentação teatral com o Grupo Timbre de Galo e o bate-papo com a Patrona, além da Mostra de Talentos 2023, com apresentações dos estudantes.

Confira a programação completa:

18/10: Manhã: início às 9h – abertura, bate-papo com a Patrona e apresentações dos alunos;

Tarde: início às 13h30 – apresentações literárias, exposição de livros e brinquedos infláveis disponibilizados pelo Sesc – RecreArte: cultura e lazer.

19/10: Manhã: apresentação teatral da peça “Nesse mundo de ilusão, Timbre ensina uma lição”, com o grupo Timbre de Galo;

– Mostra de Talentos 2023.

Tarde: brinquedos infláveis para todas as idades.

A Patrona

Joscelaine Carneiro Lourenço de Lima é natural de Lagoa Vermelha, nascida em 04 de abril de 1971, passou sua infância na localidade de Rincão Comprido, interior do município, onde estudou o primário na Escola Municipal Henrique Dias (uma das várias escolas “Brizoletas” da época), posteriormente, fixou seus estudos na Escola Estadual Araby Augusto Nácul, período em que ficava em Lagoa Vermelha e voltava para casa, no Rincão, aos finais de semana.

Pedagoga formada pela UPF, Joscelaine dedica-se ao tradicionalismo, sendo que em 1995, foi a Primeira Prenda do CTG Alexandre Pato, e em 1996, escolhida 1ª Prenda da 8ª Região Tradicionalista. Através do tradicionalismo, desenvolve um belíssimo trabalho voltado a produções literárias como poesias e versos, retratando a simplicidade e riqueza da cultura gaúcha, bem como o modo de viver da população interiorana de nosso Estado.

Joscelaine destaca a importância da leitura como principal instrumento transformador do mundo, acreditando na valorização da simplicidade e dos valores do ser humano. Autora de poesias renomadas, versos e poemas, a Patrona do 6º Festival Literário dedica-se a escrever, sendo que em sua mais recente obra, “Lembranças”, ela relata sua infância na comunidade Rincão Comprido.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817