Gincanas Tradicionalistas movimentaram as escolas do município

Durante quatro dias, alunos, professores, funcionários e comunidade se mobilizaram em torno de atividades cujo objetivo foi a valorização da cultura gaúcha

Confeccionar a bandeira do Rio Grande do Sul com materiais recicláveis, produzir uma cuia com argila, contar um causo bem gaudério, fazer o melhor chimarrão, demonstração de culinária típica do Estado, essas foram algumas das provas preparadas pela organização das Gincanas Tradicionalistas, atividades alusivas ao Dia do Gaúcho e que movimentaram a Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul.

Durante quatro dias, de 13 a 16 de setembro, alunos, professores, funcionários e comunidade se mobilizaram em torno de atividades cujo objetivo foi a valorização da cultura gaúcha, a troca de conhecimentos e a integração entre os povos. A ação faz parte das comemorações dos Festejos Farroupilha, que terão sequência, e encerrarão no dia 25 de setembro, no Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo.

A abertura das Gincanas Tradicionalistas foi no dia 13, onde os alunos da EMEF Firmino Frizzo misturaram as turmas e formaram as equipes, Guaipecas do Rio Grande, Os Guapos, Ferradura Crioula, Os Esporiadores, Navalheiros, Liga dos Pampas, Chimarrão Tropeiro e Tchê-Etudantes, sob orientação das professoras organizadoras, Aline Hoffmann e Fernanda Ceni Barreto Muliterno.

Na EMEF Horácio Severo da Costa, do Distrito de Barretos, quem esteve na peleia foram as equipes Estampa do Rio Grande, Os Guapos, Os Gaudérios e os Gaúchos Farroupilha, também orientados pelas professoras Aline e Fernanda. Já na EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo, Os Farrapos, Estância da Gurizada, Tropeiros Serranos e os Pequenos Guapos fizeram bonito durante três dias de Gincana.

Os alunos da EEEM Dr. Abelardo José Nácul também tiveram momentos de integração e valorização à cultura gaúcha. Entre as ações estiveram atividades recreativas, Tertúlia Cultural livre, futebol de bombacha, torneio de vaca parada e almoço com churrasco e culinária típica. As fotos de todos os eventos da Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul estão disponíveis na página oficial da Prefeitura no Facebook.