I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aborda sobre Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências

Abordando sobre o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a secretaria da Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS promoveram a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na segunda-feira, dia 29, no Gaúcho Futebol Clube. O evento contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.

A reunião foi realizada em duas etapas, pela manhã, os alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Firmino Frizzo e 1º e 2º da escola Abelardo José Nacul participaram da palestra “Sobrevivendo a Adolescência”, com o psicólogo e presidente do Conselho Estadual da Cultura, Marco Aurélio Alves, que abordou sobre sexualidade, relação entre pais e filhos, abuso e violência na adolescência e quais as formas de combatê-los.

A Conferência seguiu na parte da tarde quando representantes dos adolescentes, pais e representantes de órgãos públicos municipais discutiram sobre os 5 eixos da conferência, os quais englobam o tema principal “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, e definiram as propostas para solucionar problemas e deficiências existentes na estrutura de atendimento à criança e ao adolescente.

Os eixos que nortearam os debates foram: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

Para representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em maio do ano que vem, foram eleitos 8 delegados, entre eles, dois adolescentes, os quais apresentarão as propostas eleitas pelo município. A Conferência Federal será realizada em outubro de 2019.