IV Conferência Municipal de Assistência Social é a maior do município

O CRAS em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social realizou na última sexta-feira (14), a IV Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, no Auditório da Escola Municipal Firmino Frizzo.

O evento foi ministrado pela assistente social, Especialista em Gestão de Políticas Sociais com Centralidade na Família e em Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Glaucia Quissi dos Santos Risson, que abordou sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que envolve as políticas de Assistência Social e direito dos seus usuários.

Conforme a Coordenadora do CRAS, Cristina Barreto da Costa, a conferência tem como propósito debater, formular e avaliar sobre os temas específicos do SUAS e de interesse público. “O tema deste ano, além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade, traz ao usuário, a sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro de debate e de planejamento da política de Assistência Social”, enfatiza.

Logo após o debate inicial, o público presente foi dividido em 4 grupos para realizar a discussão dos quatro eixos da Conferência:

1 eixo: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

2 eixo: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

3 eixo: Acesso a seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

4 eixo: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Através da discussão dos quatro eixos, foram eleitas as propostas da Conferência, que devem passar pela reunião do Conselho Municipal de Assistência Social, para depois serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Assistência Social, em Porto Alegre.

Durante a Conferência foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual. Foram escolhidos como delegados Valcíria Cordeiro, suplente Thaís de Oliveira Roman Rieth, Cláudia Maria Oliveira da Silva e sua suplente Eloir Maria dos Passos.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Cristina, a Conferência é a maior já realizada no município, e contou com a presença de aproximadamente 90 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *