Mateada Outubro Rosa e Novembro Azul busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata

Para unir forças na luta contra o câncer de mama e de próstata, a Secretaria da Saúde e Assistência Social realizou nesta quinta-feira (28) a Mateada Outubro Roda e Novembro Azul, na Praça Laura Vieira Feijó.

            O evento contou com a participação da médica Vanessa Galvão e ginecologista Adalberto de Carvalho Valle Neto, que abordaram sobre as formas de prevenção as doenças, que incluem a realização dos exames de mamografia, em mulheres e de PSA, em homens.

            Durante a palestra, o médico Adalberto enfatizou sobre a importância de uma boa alimentação e prática de exercícios físicos como forma de prevenção. “Quando a gente fala em prevenção, temos que falar em hábitos em geral… Hábitos de vida, como a alimentação e prática de atividades físicas, que são muito importantes na questão da prevenção. Isso porque a gente sabe que hoje uma série de cânceres podem estar relacionados com hábito alimentar, então quando falamos de prevenção, não vamos esquecer disso não”, comentou.

            Para a médica Vanessa Galvão, os cuidados devem iniciar em casa, com o autocuidado e o saber identificar possíveis sintomas. “É importante que tanto o homem quanto a mulher realizem a prevenção, porque são quadros que geralmente quando geram sintomas, ou geram alguma preocupação do paciente já são tão avançados que a gente não consegue tratamento adequado”, explicou.

            De acordo com a Vanessa, no caso dos homens ainda existe uma baixa participação durante as campanhas de prevenção, sendo que o câncer de próstata se tornou o segundo mais frequente, e no Brasil é um dos que causa mais mortalidade em homens. “Os homens geralmente tem vergonha de consultar ou tem medo, mas é muito importante que a partir dos 50 anos eles realizem o exame de PSA”, enfatizou.

            A Mateada Outubro Rosa e Novembro Azul buscou esclarecer as dúvidas de homens e mulheres a respeito do câncer de mama e de próstata através de um bate papo descontraído com a equipe de saúde do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *