Meio Ambiente é tema de ações educativas nas escolas

Entre as atividades estão visitas técnicas, trabalhos sobre a importância da separação do lixo e a criação de Eco Pontos para recolhimento de pilhas e baterias

A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente é tema abordado com os alunos da Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul desde cedo. Através de ações educativas, os alunos recebem orientações e informações e ainda desenvolvem atividades práticas sobre a causa. A criação de Eco Pontos, por exemplo, é uma iniciativa da EMEF Firmino Frizzo, onde os alunos visitaram as repartições públicas e o comércio, deixando caixas para o recolhimento de pilhas e baterias descartadas.

O objetivo da ação é reforçar a necessidade e a importância do descarte correto desses itens, que, se jogados fora de qualquer forma ou em qualquer ambiente, acarretam em danos irreversíveis ao ecossistema, devidos aos seus componentes químicos. As pilhas e baterias sem uso, podem ser levadas até a Prefeitura Municipal, Posto de Saúde sede, CRAS ou na Escola Firmino Frizzo. O projeto é realizado com alunos do 1º ao 5º Ano, em parceria com o Programa A União Faz a Vida da Cooperativa Sicredi.

Na EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo, os alunos também são incentivados, de forma lúdica, a cuidarem do meio ambiente. Entre as ações desenvolvias está a realização de jogos com a temática, o ensinamento da reciclagem através das cores, passeios ecológicos, compostagem do lixo orgânico e a musicalidade como instrumento para tratar sobre o meio ambiente. A escola é também, ponto de recolhimento de papeis, jornais e revistas para serem reciclados.

No Distrito de Barretos, as professoras da EMEF Horácio Severo da Costa trabalharam com os alunos na confecção das próprias lixeiras para reciclagem e um questionário foi enviado às famílias para entender como é feito o descarte dos resíduos. Como parte integrante das ações que são realizadas ao longo do ano, além das ações na escola, os estudantes realizaram visitas técnicas ao Aterro Sanitário, à fábrica de materiais recicláveis e à Corsan de Lagoa Vermelha.

Reaproveitamento de água da chuva

Pensando no futuro, a Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul contará com a instalação de caixas d’água, uma em cada escola do município, as quais irão receber água das chuvas para o reaproveitamento na lavagem de calçadas e demais atividades que demandem do uso não tratado do liquido. A ação conjunta visa a economia e o reaproveitamento como uma alternativa ao uso racional de água.