Membros do “Mais Marias” apresentam o projeto para educadores e funcionários

O bate-papo informativo, serviu como embasamento para que as professoras possam abordar o assunto com mais clareza em sala de aula

Na última sexta-feira (12), professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino vivenciaram uma tarde diferente no Auditório Dirceu Caitano da EMEF Firmino Frizzo. As idealizadoras do projeto “Mais Marias” de Lagoa Vermelha realizaram um bate-papo com os presentes abordando a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. A iniciativa é desenvolvida pelas advogadas da OAB-Subseção Lagoa Vermelha, Juliana Chilanti Tonial que atua como Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, e suas colegas, Osvaldina Mignoni Vieira, Noeli Moraz e Lucélia Kuiawa.

O “Mais Marias” é uma forma de ajudar a mulher na busca por informações e assistência sobre seus direitos frente a violência doméstica. Na tarde de conversa, professores e funcionários puderam conhecer um pouco mais sobre os tipos de violência, as punições contempladas pela legislação brasileira, bem como, em especial, saber mais sobre a Lei Maria da Penha. As advogadas explicaram como funciona o acolhimento na Sala das Margaridas, anexa à Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Vermelha e os passos de como a mulher deve agir quando há agressão dentro de casa ou contra alguma conhecida.

O bate-papo, além de informativo e uma alternativa para tirar as dúvidas dos presentes, serviu como embasamento para que as professoras possam abordar o assunto com mais clareza em sala de aula, como uma ferramenta para educação desde cedo. “O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas e reforçar a importância dos cuidados e respeito às mulheres dentro e fora de casa. É uma forma de valorização àquelas que tanto fazem pela sociedade, como também, alertar para esse tema tão importante e necessário”, avaliou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, João Admilson Telles de Mello.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817