Município atinge nota 10 em desempenho no “Previne Brasil” conquistando um dos primeiros lugares no ranking do programa

O programa do Ministério da Saúde mede o desempenho das equipes de atenção básica à saúde, do país

O mês de outubro começou com notícias importantes para Capão Bonito do Sul. Prova de uma gestão eficiente, aliada a uma equipe comprometida, a Secretaria de Saúde e Assistência Social foi informada de que o município conquistou o primeiro lugar no ranking do programa “Previne Brasil 2023”. No Estado, o município divide o primeiro lugar com outras vinte cidades. O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

De acordo com a primeira-dama, enfermeira da ESF Capão Bonito do Sul, Thais Roman Rieth, que acompanha o programa, o “Previne Brasil” mede o desempenho das equipes de atenção básica do país, e no último quadrimestre desse ano, o município atingiu nota 10 nos índices avaliados, sendo assim, além do primeiro lugar com as outras 20 cidades, receberá o valor máximo de recursos para investimentos na saúde local. “É uma alegria imensa receber essa notícia e ao mesmo tempo, sinto-me orgulhosa por fazer parte de uma equipe engajada, comprometida e que busca sempre fazer o melhor para a população na busca ativa por uma saúde de qualidade em Capão Bonito do Sul”, comenta Thais.

O prefeito municipal, Felippe Rieth, recebeu a notícia nessa terça-feira (03), durante uma viagem para Brasília, e comemorou a conquista do município. “Competência, dedicação, trabalho e sobretudo, acreditar. Isso resume esse feito que não é de uma ou duas pessoas, mas sim de uma equipe. Uma equipe administrativa que está comprometida com a população, em fazer e dar o seu melhor para atender os anseios das pessoas, para quem trabalhamos. Nos enche de alegria ver o resultado de um trabalho sério, árduo e feito por muitas mãos com um só objetivo que é, repito, o bem-estar e a qualidade de vida dos capão-bonitenses”, enfatiza. Responsável pela pasta, o secretário Gelson Corbolin parabenizou a equipe de saúde, ressaltando que com mais recursos, devido ao trabalho desenvolvido, será possível oferecer ainda mais qualidade nos atendimentos e demais serviços na área da saúde aos munícipes.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817