Município de Capão Bonito do Sul passa a integrar a Amunor

O prefeito Felippe Rieth, participou na última sexta-feira, 27, do encontro com a Amunor – Associação dos Municípios da Região Nordeste do Estado, promovido pela prefeitura de Lagoa Vermelha, no CTG Alexandre Pato.

Para que Capão Bonito do Sul passe a fazer parte da Amunor, Felippe solicitou a filiação do município aos demais integrantes da Associação. De acordo com o prefeito, a maior parte das políticas públicas do município está ligada a região nordeste do Estado. “A solicitação para a troca de associação se baseia no fato de que a maior parte das políticas públicas do município está correlacionada com a Amunor; como por exemplo, nas áreas da saúde, educação, assistência social, Corede, Território da Cidadania, Rota das Araucárias, entre outras.”, comenta.

A cidade de Capão Bonito do Sul pertenceu a Amucser – Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, por 8 anos. A partir de agora, com o consenso dos 18 municípios integrantes da Amunor, a cidade começa a integrar a Associação dos Municípios da Região Nordeste do Estado.

Enquanto os prefeitos participavam da reunião com a Amunor, os secretários da saúde e farmacêuticos se reuniram com a Cirenor, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Nordeste, para discutir sobre os procedimentos de agendamento de consultas e exames, aquisição de medicamentos para os municípios, tipificação de consultas e valores, e também sobre a situação do convenio com o governo do Estado. Segundo a secretária da saúde, Luciana Lima Bolsonelo, a participação do município na Cirenor viabiliza o consórcio de medicamentos, exames e consultas. “Para os pacientes que não desejam esperar na fila do SUS, o município, através do consórcio, consegue pagar a diferença dos exames e consultas.”, explica.

De acordo com o prefeito Felippe, o município passou a fazer parte do Cirenor ainda no começo do ano, e são várias as iniciativas que trazem uma maior eficiência para o setor público e também a economia da cidade através do consórcio. “Hoje, o Cirenor trabalha na aquisição de medicamentos e exames. Além disso, agora em fevereiro, nós vamos visitar o município de Pinhalzinho, onde eles têm um consórcio municipal para a construção de asfalto. A ideia é ir lá e conhecer este projeto, pra quem sabe também realizarmos a ideia com a Amunor”.

O encontro com a Amunor também contou com a presença do major Jamir Lago e o Sargento Adair Miranda da Defesa Civil de Passo Fundo, que orientaram os representantes dos municípios quanto à implantação de um setor da Defesa Civil nas cidades. Conforme as orientações, a partir deste ano, Capão Bonito do Sul terá que contar com um setor responsável pela Defesa Civil na prefeitura. Conforme Felippe será nomeado um coordenador municipal de Defesa Civil e o setor será implantado junto a Secretaria da Infraestrutura.

Incentivo ao comércio local

Além de discutir sobre outros assuntos de interesse dos municípios, foi realizada uma palestra com o gestor de políticas públicas do SEBRAE, Patric Strapazzon. Segundo o prefeito Felippe, o SEBRAE ajuda a incentivar o empreendedorismo no município, além de fornecer ferramentas para que as pessoas tenham o seu próprio negócio. “Umas das iniciativas de governo para os próximos anos é incentivar o comércio local em Capão Bonito”, comenta.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532