Município é autorizado a receber sinal da tecnologia 5G

A medida passou a valer ainda em maio. Capão Bonito do Sul junta-se a outros 1.422 municípios, em todo o país, a poder contar com a liberação da faixa

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou, ainda no mês de maio, a instalação de infraestrutura para o 5G para mais 169 municípios de todos os estados da Região Sul do país, incluindo Capão Bonito do Sul. O estado do Rio Grande do Sul é o que teve a maior quantidade de liberações, com 71 municípios. Em todo o país, segundo informações do site oficial do MCom, a instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para 459 novos municípios de 23 estados e vai beneficiar 148 milhões de brasileiros.

A decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), possibilita que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. No total, 1.423 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.

A implantação

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora. Além de Capão Bonito do Sul, outras cidades da região como Esmeralda, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Caseiros e Pinhal da Serra também receberam a autorização.

O prefeito municipal, Felippe Rieth, comemorou a notícia e destacou que a Administração Municipal seguirá empenhada em acompanhar e seguir todos os trâmites necessários para que a tecnologia seja implementada no município. “Sabemos que o 5G é um grande passo e avanço tecnológico para todo o mundo, e estar na lista de municípios autorizados para receber a tecnologia nos coloca em outro patamar em benefícios à população e para o nosso crescimento”, comentou.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817