Município realiza reestruturação da Cooperativa Escolar COOPER CBS

O projeto existe desde 2019 no município e passa por inovações com novos associados e atividades. Nesta semana, educadores participaram da oficina Cooperlândia

Uma cooperativa, fundada pelos alunos e que desenvolve atividades em âmbito escolar: essa realidade está presente na Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul, mais precisamente na EMEF Firmino Frizzo, desde 2019. A COOPER CBS, projeto desenvolvido em parceria com o Sicredi, através do Programa A União Faz a Vida, tem a finalidade de ser um laboratório de aprendizagem onde os protagonistas são os alunos do sexto ao nono ano, que se associam de forma voluntária.

De acordo com a professora de matemática e orientadora da COOPER CBS, Marcele Silva, durante o ano de 2019 os alunos passaram por formações com o professor Everaldo Marini, da Marini Coop, de Nova Petrópolis. “Os alunos aprenderam o funcionamento das cooperativas escolares, foram encarregados da criação do nome, logomarca e do estatuto da COOPER CBS. No dia 11 de novembro do mesmo ano foi realizado então, a assembleia de fundação da cooperativa”, relembra a educadora.

A COOPER CBS é registrada na OCERGS e após a formação,
a equipe recebeu o certificado de comprovação.

A vivência dos princípios cooperativistas, de modo a contribuir positivamente na escola e na comunidade, estão entre os objetivos do projeto que faz os alunos serem protagonistas de suas aprendizagens de forma cooperativa. “Realizamos atividades de estudo sobre princípios cooperativistas, assembleias e objetos de aprendizagens que poderão ser comercializados”, descreve Marcele, ao destacar que neste ano, a COOPER CBS, dentre suas ações, irá produzir sal temperado para carnes.

Inovando para crescer

No ano passado, por conta da pandemia, os encontros dos cooperados foram realizados de forma online. Agora, com as aulas presenciais, os associados retomarão os encontros que acontecem todas as sextas-feiras na EMEF Firmino Frizzo. A Cooperativa Escolar no município iniciou com 33 associados em 2019, para o segundo semestre, a COOPER CBS passará por reestruturação, tendo em vista que os alunos do oitavo e nono ano, que iniciaram em 2019, já saíram da escola e o projeto receberá então, novos sócios.

Além de renovar os associados, o projeto, segundo Marcele, contará com uma metodologia de trabalho gamificado (jogos adaptados para um contexto distinto, geralmente para motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa), por meio do Jogo Cooperlândia. “A atividade tem quatro fases compostas de missões em cada fase. Essas missões os alunos realizarão de forma cooperativa”, explica.

Formação Cooperlândia

Durante a terça-feira (29), educadores de Capão Bonito do Sul e outros três municípios participaram de uma formação na Casa da Cultura de Lagoa Vermelha. O encontro promovido pela Cooperativa Sicredi, buscou ampliar a utilização das tecnologias disponíveis, através do processo de gamificação, e apresentou a atividade a ser realizada pelos alunos, Cooperlândia. A COOPER CBS é registrada na OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, e após a formação, a equipe de educação de Capão Bonito do Sul recebeu o certificado de comprovação. “É mais uma aposta pensando no futuro das nossas crianças e da nossa cidade. Foi um dos investimentos realizados pela Administração para o incentivo à educação, geração de emprego e qualificação dos nossos estudantes”, afirma a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta.