Município receberá a centelha da Chama Crioula no dia 27

O fogo, símbolo dos Festejos Farroupilha, será distribuído para os municípios pertencentes à 8ª Região Tradicionalista

Está a caminho de Capão Bonito do Sul a centelha da Chama Crioula, que foi acessa, e iniciou o percurso pelo Estado, na última semana, sexta (12) e sábado (13). A geração e distribuição do fogo, símbolo dos Festejos Farroupilha, aconteceu no município de Canguçu e agora, segue para as 30 regiões tradicionalistas espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, Capão Bonito do Sul receberá a cavalgada que conduz a Chama Crioula, e no sábado (27), a Chama Crioula será distribuída para os municípios pertencentes à 8º Região Tradicionalista.

Foto: Divulgação/CEEE Grupo Equatorial

A 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul marca a abertura dos Festejos Farroupilhas em 2022. Em Capão Bonito do Sul, a programação já está sendo finalizada, e de 19 e 25 de setembro, a cultura gaúcha terá ainda mais destaque durante a Semana Farroupilha, com apresentações, desfile, Campeonato Municipal de Laço, Futebol de Bombacha e Tênis além de homenagens. “Será um momento histórico para nosso município. No ano que comemora 26 anos, Capão Bonito do Sul terá mais um importante capítulo escrito na sua história, e consequentemente, na história do Rio Grande do Sul”, vibrou o prefeito municipal, Felippe Rieth.

A centelha da Chama Crioula que chegará no município, está sendo conduzida por integrantes do Piquete 35, de Lagoa Vermelha. “É uma honra para Capão Bonito do Sul fazer parte desse momento tão significativo para nossa cultura. Enquanto entidade tradicionalista, nossa patronagem está se preparando para esse ato que faz parte da história do povo gaúcho e que agora, fará parte das memórias do CTG Nenê Lima”, comentou o patrão do CTG Nenê Lima, Fernando Ávila de Melo. A recepção da centelha da Chama Crioula será no Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo.

Almoço e matinê

Além da recepção e distribuição da Chama Crioula, a Prefeitura Municipal e o CTG Nenê Lima estão organizando um almoço com matinê à tarde. Os ingressos já estão sendo comercializados e podem ser adquiridos com os integrantes da entidade tradicionalista e com membros da Comissão de Eventos da prefeitura. Será servido churrasco e a animação ficará por conta o Grupo Gaita Serrana. O almoço será realizado no Gaúcho Futebol Clube e o valor do ingresso é R$ 50.

Homenageados Semana Farroupilha

Com o tema “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, os festejos neste ano consagram a diversidade étnica e cultural do Rio Grande do Sul. A música tema “Num só lugar”, composta por Fernando Espíndola e Thomas Facco, enaltece o Rio Grande como um local que reúne traços e características do mundo todo. O patrono é Adair Rubim de Freitas, poeta, músico e compositor com mais de 50 anos de carreira. Em Capão Bonito do Sul os homenageados da Semana Farroupilha serão, o senhor Darci Ramos dos Santos, carinhosamente conhecido como Nego do Tanha, o senhor Ivo Boff e a senhora Antônia Conceição Branco de Abreu, mais conhecida como Dona Túnica.