Município supera previsão de arrecadação com superávit financeiro de R$ 770.602,18

Para avaliar as metas fiscais do 1º quadrimestre de 2020, a Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças realizou na última sexta-feira (29) uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores.

Conforme análise realizada pelo contador do município, Gustavo Rizzon Borges, as metas fiscais foram superadas, com receita de R$ 5.626.254,98, gerando um superávit financeiro de R$ 770.602,18, 15,87% a mais que o previsto.

O percentual aplicado em educação foi de 29,74%, e de 18,78% em saúde, percentuais maiores do que os exigidos por Lei, que são de 25% para a educação e de 15% para a saúde.

O saldo em caixa em 30 de abril, com pagamento de toda despesa liquidada é de R$ 2.522.755,03, o que demonstra o equilíbrio financeiro.

Apesar do resultado positivo, devido ao Covid-19, a receita do município deve sofrer uma queda nos próximos meses, que já pode ser observada no mês de abril, e para manter as contas públicas equilibradas, de acordo com o secretário da Administração, Fernando Ávila de Melo, será necessário realizar, assim como já havia sendo feito, um controle rígido com as despesas. “Procuramos manter sempre um controle de despesas, mantendo um equilíbrio na gestão dos recursos públicos. Isso se dá desde a fiscalização rigorosa dos contratos e também das obras em andamento.”, afirmou.

Com a suspensão de audiências públicas e demais reuniões que geram aglomeração de pessoas devido ao Covid-19, a Audiência Pública foi transmitida online, através da página oficial da prefeitura e Câmara Municipal no Facebook.