Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Capão Bonito do Sul

Os novos conselheiros tutelares de Capão Bonito do Sul tomaram posse na manhã de sexta-feira, dia 10. Os cinco conselheiros eleitos no dia 6 de outubro do ano passado, deverão atuar na gestão de 2020 a 2023, sendo eles: Simone Carneiro Bolsonelo, Maria Cleuza Machado, Clarisse de Fátima da Silva, Marta Cavani da Silva e Fernanda Pires Lovato.

De cordo com o presidente da Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA do município, Fernando Avila de Melo, que esteve presente no ato, até o dia 15 de fevereiro deverá ser instituído o FUMDICA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do qual serão recebidos recursos municipais e realizada a busca por recursos estaduais e federais para atuação em políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.

Dentro do planejamento deste ano, Fernando enfatizou sobre a elaboração de um calendário de eventos com a realização de palestras e seminários e o desenvolvimento de projetos de proteção à criança e ao adolescente. “Devemos trabalhar constantemente em ações de proteção e daremos todo apoio aos novos conselheiros eleitos para efetivação de novos projetos”, comentou.

O Conselho Tutelar tem como dever zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos por Lei, orientando, aconselhando e atendendo às reinvindicações das famílias e comunidade. Além disso, os conselheiros tem como função contribuir com o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.