Participação popular e tradicional churrasco de cordeiro marcaram a retomada da Feira de Ovinos

A programação contou com exposições, leilão, apresentação das Escolas Municipais e shows

Nos dias 02 e 03 de dezembro foi realizada a XV Feira de Ovinos, III Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar de Capão Bonito do Sul. O evento reuniu milhares de pessoas ao longo do sábado, no Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo. A programação contou com exposições de animais e de estandes das empresas apoiadoras e patrocinadoras, leilão de lotes de ovinos, apresentação das Escolas Municipais, shows com Marcelo Oliveira e Grupo Evolução, além do almoço com o tradicional churrasco de Cordeiro Mamão, que ficou conhecido, ao longo dos anos, pelo sabor inigualável e a qualidade da carne.

A realização da Feira de Ovinos estava suspensa por conta da pandemia e a sua retomada foi avaliada como um sucesso pela organização. “Nos últimos anos, a Feira de Ovinos se tornou um dos eventos mais importantes de Capão Bonito do Sul, consolidando-se em todo o Estado. Esse ano atingimos nosso objetivo, na retomada do evento, da participação de um grande público, em especial no tradicional almoço com churrasco de Cordeiro Mamão, que tanto nos orgulha”, manifestou o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e presidente da Associação de Ovinocultores (Assovino), Thiago Lima.

A Feira de Ovinos nasceu em 2005 com o objetivo de incentivar e expandir a atividade da ovinocultura contribuindo para o desenvolvimento do município e conferindo reconhecimento aos produtores locais. No sábado, cerca de 22 expositores participaram do evento, promovido pela Prefeitura Municipal e pela Assovino e que contou, na abertura, com a presença de autoridades e prefeitos da região. Capão Bonito do Sul é referência na região na criação das raças Texel, Ile de France, Suffolk, Santa Inês, Hampshire (rampichare) Down, Dorper, Polldorset, Texel NC e Ile de France NC, sendo que conta com cerca de 60 criadores comerciais.

A XV Feira de Ovinos, III Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar de Capão Bonito do Sul contou com o apoio do Governo do Estado do RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, Casa Rural, Emater/RS-Ascar e Sindicato Rural e  com o patrocínio de Sicredi, Miagro, Minozzo Consultoria e Assessoria, Verdes Vales, Siccob, AGMaq Peças e Serviços, Cotrijal, Agrozem, MigPlus Agroindustrial, SultechAgro, Maquiagro, MatSuda, A.B.B. Agropecuária, Cabanha da Lagoa, Fazenda Vaca Brasina de Pinhal da Serra, Grupo Ramo e Agro 470. A cobertura fotográfica está disponível na página oficial da Prefeitura, no Facebook.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Comunicação PMCBS I MTB: 17817