Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos é tema de Audiência Pública

Com o objetivo de trabalhar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a prefeitura realizou na última quinta-feira (25), Audiência Pública no plenário da Câmara de Vereadores, Claudir Ireno Rufato.

A empresa contratada para a elaboração dos planos, Maxxim Serviços Ambientais LTDA, participou da Audiência para explicar sobre a importância de desenvolvê-los, explanando sobre as ações necessárias para garantir o saneamento básico do município e esclarecer as dúvidas da população.

Conforme o prefeito, Felippe Rieth, a participação dos moradores é essencial para o desenvolvimento dos planos. “Através da comunidade recebemos sugestões e ficamos sabendo dos problemas relacionados ao saneamento básico de cada comunidade, podendo desta forma elaborar diferentes estratégias para solucionar os problemas.”, comenta.

O objetivo da Audiência foi definir os primeiros passos e ações que devem ser desenvolvidos pela prefeitura junto à empresa prestadora de serviços, Maxxim Serviços Ambientais LTDA, para que então sejam trabalhadas políticas públicas de saneamento básico.

De acordo com o engenheiro ambiental, João Vitor Mazutti, nas próximas etapas será elaborado um diagnóstico do município com o apoio de técnicos e secretarias da Agricultura e Infraestrutura da prefeitura, que será consolidado e apresentado à população através de audiências públicas. “É fundamental a participação popular, das entidades de classe, das comunidades locais, para que estas, juntamente com o município, discutam os principais problemas, as prioridades e as metas a serem atendidas”.

Ao todo, serão realizadas quatro audiências públicas para elaboração do plano. A próxima Audiência está marcada para o dia 20 de junho e deve contar com a participação de moradores do município.