Planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos são elaborados em Audiência Pública

Na quarta e última Audiência pública para elaboração dos planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos, realizada na terça-feira, 15, foram realizados os ajustes finais dos planos através da apresentação dos objetivos e metas e os projetos e ações para alcança-las.

A partir do relatório final realizado pela empresa Maxxim Engenharia, responsável pela elaboração dos planos, foram definidas as estratégias que devem ser realizadas pelo município nos próximos anos. De acordo com o engenheiro ambiental, João Vitor Mazutti, a análise e conjunto de estudos realizados devem embasar o planejamento de saneamento para os próximos 20 anos.

Para concluir a elaboração dos planos, foi necessário realizar um diagnóstico da realidade de saneamento do município, que partiram de uma análise da área urbana e rural, destacando os principais problemas e quais as ações necessárias para solucioná-los.

Segundo João Vitor, as principais metas voltaram-se nos quatro eixos do saneamento básico, sendo elas, drenagem e manejo de águas pluviais, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e abastecimento de água.

Desde que iniciou a elaboração dos planos, foram realizadas quatro Audiências públicas, onde a população pode ajudar no planejamento das ações através de sugestões e relato dos problemas de saneamento de sua comunidade.

A partir de agora, a prefeitura deve trabalhar no desenvolvimento das ações para ficar de acordo com as metas estabelecidas pelos planos, mudando assim a realidade de saneamento básico do município.