Prefeito Felippe nomeia Xana Morais como secretária da saúde

O ano de 2019 iniciou com mudanças na secretaria da saúde de Capão Bonito do Sul. Na terça-feira, dia 12, além de nomear como secretário da agricultura, o engenheiro agrônomo, Thiago Lima, o prefeito Felippe Rieth realizou a nomeação da nova secretária da saúde, Xana Morais.

Xana é formada em Direito pela universidade de Caxias do Sul – UCS, e atuou como advogada por 8 anos. A partir de agora deverá liderar a secretaria da saúde do município, onde, de acordo com ela, o desafio maior é manter o bom resultado que hoje já acontece dentro do âmbito da Saúde, e buscar a excelência nos atendimentos. “Para que isso ocorra haverá reciclagens, treinamentos, cursos para melhorar a capacitação da equipe de saúde, sempre buscando a eficiência, eficácia e efetividade voltado para o bem comum de nossos munícipes.”, enfatizou.

A nova secretária, que é pós-graduanda em Medicina Integrada Preventiva, pela Faculdade INNAP, de Porto Alegre, atuará com foco na prevenção, conscientização, mudanças de hábitos e reabilitação, conforme já vinha sendo realizado na secretaria da saúde. “Como a terapia ocupacional já vem sendo implantada na Unidade de Saúde a exemplo da Fisioterapia, Nutrição, Grupo de gestantes, entre outras práticas, o desafio maior é efetivar a partir da conscientização da comunidade envolvida, sensibilizá-los para as mudanças”, explicou.

Conforme Xana, entre alguns dos projetos que serão desenvolvidos pela secretaria este ano, está o trabalho realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde nas micro áreas que atuam, que através do monitoramento da saúde da população, atuarão com foco na prevenção de doenças. Além disso, neste ano será iniciado o projeto SPASUS, que contará com profissionais treinados e capacitados para colocar em prática as terapias alternativas, como exemplo, o tratamento com florais, pedras quentes, massoterapia, entre outras práticas, tudo visando o bem estar comum dos munícipes.

“Me disponibilizei a mudar e a fazer a diferença, vou buscar o novo e a excelência, e como diz a frase de Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.”, concluiu a secretária.