Prefeito Felippe Rieth visita açudes construídos no interior

Nove reservatórios de água foram criados através de convênio com o Governo do Estado

Nessa semana, o prefeito municipal, Felippe Rieth, acompanhado do secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Mateus Barreto da Costa e do servidor responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Juarez Boff, visitou alguns dos açudes construídos, no Assentamento 25 de Novembro, através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga+ RS – Açudes. Ao todo, nove comportas foram feitas em propriedades locais, com investimento de pouco mais de R$ 86 mil, recursos do Governo do Rio Grande do Sul.

O Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga+ RS na modalidade açudes, tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservação de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado. O Governo do Estado ofereceu recursos aos municípios por meio de convênios para a contratação de máquinas visando à construção de estruturas de armazenagem de água nas propriedades da agricultura familiar.

A medida foi adotada pelo Governo Estadual após a estiagem que afetou severamente a safra 2021/2022, na qual grande parte da produção agrícola foi comprometida. “Apoiar a propriedade rural é uma das nossas principais missões. Verificamos os açudes construídos e constatamos a excelência dos trabalhos realizados. A produção agropecuária é um grande gerador de renda e de emprego, por isso, faremos o possível para continuar apoiando e prosperando com a nossa gente”, manifestou o prefeito municipal, Felippe Rieth. “Os açudes representam um importante avanço na captação de água que irá ajudar muito os produtores na irrigação. É uma força a mais para a produção agrícola em momentos de estiagem”, complementou o secretário responsável pela pasta, Mateus Barreto da Costa.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817