Prefeitura anuncia investimento de R$ 1 milhão em saúde

A prefeitura de Capão Bonito do Sul deve realizar neste ano o maior investimento em saúde da história do município. Nos próximos meses, a Administração deve investir mais de R$ 1 milhão entre aquisição de equipamentos, veículos e realização de obras na área.

Entre os investimentos previstos para este ano estão a aquisição de uma ambulância, no valor de R$ 170 mil, uma Van de R$ 190 mil, consultório odontológico, R$ 25 mil, aquisição de dois veículos e equipamentos para a saúde no valor total de R$ 190 mil e outro no valor de R$ 70 mil, R$ 40 mil da Consulta Popular mais contrapartida do município, realização da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Barretos com investimento de R$ 200 mil, conclusão do Centro Comunitário no Assentamento 25 de Novembro, no valor de R$ 30 mil, além da aquisição de equipamentos novos para o ESF na sede do município com investimento de R$ 100 mil e R$ 79.281,32 do Apoio Financeiro aos Municípios – AFM para custeio de exames através do SUS.

Além dos investimentos já mencionados, no ano passado o município já realizou a aquisição de dois carros para a secretaria da saúde, além de realizar a aquisição de um aparelho de Raio-X para atendimentos odontológicos e jato de bicarbonato para a realização de limpeza dentária.

Em relatório realizado pelo sistema FIRJAN, através do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM, onde foi analisada a evolução anual dos municípios do Estado, Capão Bonito do Sul somou mais de 0,8 pontos, o que é considerado pela pesquisa um alto índice de desenvolvimento em saúde.

Conforme o prefeito Felippe Rieth, o objetivo das aquisições e das obras é melhorar cada vez mais o atendimento na área da saúde do município, que no ano passado já inovou com a implantação do georreferenciamento territorial da saúde, realizando o mapeamento da saúde de cada paciente através de sistema informatizado para cadastro de usuários do SUS, além da criação de projetos visando à medicina preventiva, como o projeto Peso Certo, iniciado este mês, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes, através da adoção de hábitos de vida saudável, prevenindo a obesidade, além do projeto “Pratique Saúde” que promove a realização de aulas de ginástica localizada gratuita em todas as comunidades.