Prefeitura apoia projetos de irrigação no município

Para mostrar o seu apoio aos produtores rurais do município, o prefeito Felippe Rieth esteve visitando na quinta-feira, 14, uma propriedade rural localizada em Lajeado dos Ivos, na qual foi realizada a implantação do sistema de irrigação por aspersão automatizada.

Conforme o proprietário e produtor rural, Fabrício Pacheco Fernandes são 17,5 hectares de solo que serão irrigados através do sistema, o que deve garantir a produtividade e gerar um aumento de 30% na lotação de animais, podendo chegar a 200 novilhas para engorda com Tifton irrigado na área.

Através da tecnologia, é realizada a captação da água do açude por meio de uma moto-bomba que conduz a água por canos subterrâneos até os aspersores setorizados que, por sua vez, liberam a água em tempo e quantidade programados. Além da irrigação, o sistema pode realizar uma fertirrigação e controle de pragas.

O sistema de irrigação por aspersão automatizada utilizado por Fabrício é o primeiro no município e segundo o prefeito Felippe Rieth, será usado como modelo para outros produtores rurais do município, através da realização de Dia de Campo da Emater.

O projeto foi desenvolvido por empresa contratada pelo produtor rural, que também contou com o apoio da Emater e prefeitura de Capão Bonito do Sul.