Prefeitura de Capão Bonito busca regularização do Assentamento 25 de Novembro

Nesta segunda-feira, 23, o prefeito Felippe Rieth esteve na Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com o vereador Júlio César Gonçalves e os assessores do deputado estadual, Gilmar Sossela, para participar de reunião com o secretário adjunto, Iberê Orsi.

No encontro, foi discutido sobre a regularização fundiária do assentamento 25 de Novembro, realizada a solicitação de perfuração de novos poços artesianos no interior do município e solicitado o empréstimo de maquinário do Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, para conserto das estradas do Assentamento.

De acordo com o prefeito Felippe, o Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, se comprometeu em realizar a regularização do Assentamento 25 de Novembro. Conforme o prefeito são 825 hectares de terra que ainda não estão regularizados. “O Estado possui apenas uma imissão de posse das terras, que não é a escritura definitiva. No decorrer deste ano, o governo se comprometeu em regularizar esta situação.”, explica.

Para que o município possa investir em melhorias no assentamento, é necessário que antes seja feita a regularização das terras. Assim que a situação for regularizada, a prefeitura deve investir na rede de água do assentamento e realizar a construção de uma quadra de esportes.

Uma das solicitações do prefeito discutidas no encontro é a perfuração de dois novos poços artesianos nas comunidades do município. Segundo Felippe, existem comunidades que ainda não recebem abastecimento de água potável, o que se torna um problema de saúde pública. “Temos que trazer esta melhoria para a população, a fim de trazer uma melhora de qualidade de vida dessas pessoas, pois este é um direito essencial a elas.”.

Ainda conforme o prefeito, umas das comunidades mais vulneráveis a esta situação, é a comunidade de Pinheirinhos. Para atender as necessidades dessa e outras comunidades, o município precisou entrar na lista de espera do Estado.

Para realizar a recuperação das estradas do Assentamento 25 de Novembro, foi solicitada a disponibilização do maquinário do Incra. Para receber o empréstimo das máquinas, o município entrou na lista de espera do Instituto, e assim que as máquinas estiverem na região, serão iniciadas as obras. Atualmente, quem realiza a manutenção das estradas do Assentamento, que são de responsabilidade do Estado, é o município.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS 18.532