Professores recebem capacitação sobre primeiros socorros

O curso teve como base, a Lei nº 13722/18, que tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino

A Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul promoveu, na última semana, Curso de Primeiros Socorros para professores e funcionários das escolas municipais. A capacitação, realizada na EMEF Firmino Frizzo, se deu, baseada na legislação vigente, a Lei Luccas (Lei nº 13722/18, sancionada em 04 de outubro de 2018).

A iniciativa buscou oferecer aos profissionais, capacitação básica de primeiros socorros, tendo em vista que a legislação prioriza conhecimentos da área da saúde para profissionais da rede básica de educação, de ensino públicos e privados. A capacitação forneceu certificado aos profissionais, com duração de oito horas.

Presente na capacitação, o novo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, João Admilson Telles de Mello destacou a importância das capacitações e enfatizou que, assim como o curso de primeiros socorros, outros serão oferecidos com o objetivo de qualificar os atendimentos aos alunos nas escolas municipais.

Entenda a Lei

O curso foi ministrado pelo Instrutor, Varlei Apolinario. A Lei nº 13722/18 foi criada após ocorrido com o menino Luccas Begalli de 10 anos, que perdeu a vida em uma excursão da escola, em Campinas (SP). No passeio, Luccas se engasgou com um pedaço de salsicha, o que ocasionou a asfixia mecânica e como não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada, acabou não resistindo. Foi então que a Lei Luccas foi criada e passou a ser obrigatório cursos de primeiros socorros nas escolas do país.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Comunicação PMCBS I MTB: 17817